GASTRONOMIA MUNDIAL – Com mais de 230 países e regiões, o Brasil se tornou um dos destaques no prêmio Gourmand Awards 2023. O prêmio apresenta o melhor da culinária no mundo, e terá sua cerimónia de entrega dos prémios em maio, em Umea, na Suécia.
Diversas categorias são premiadas e cada uma possui um critério de avaliação, sendo que, todos os conteúdos selecionados são promovidos pela sua importância do ponto de vista internacional.
Na categoria “publicação gratuita”, a 9ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado Turístico (BIMT) do Ministério do Turismo ganhou reconhecimento. A publicação traz roteiros e experiências que mostram a riqueza do país e ainda algumas receitas selecionadas que foram reproduzidas pelos leitores em casa.
Extremamente brasileiro, o livro “Butiá para todos os gostos” traz receitas tradicionais e novas criações culinárias com o Butiá – ou coquinho azedo, coquinho, coco-cabeçudo – e apresenta as mil possibilidades que essa fruta oferece. A publicação venceu a categoria “Melhor livro de receitas gratuito” e foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As receitas foram idealizadas por apreciadores de butiá, cursos de gastronomia e chefs do Brasil, Uruguai e Argentina. A fruta faz parte da Rota dos Butiazais/Red Palmar, uma rede internacional que liga três países em torno do uso sustentável da biodiversidade, em um grande território onde há ligação cultural com o butiá.
Outro vencedor brasileiro foi o “Fazendas de Minas – Raízes de Portugal” livro com 240 páginas que conta um pouco da história da imigração portuguesa para Minas Gerais e de famílias descendentes proprietários de 12 fazendas. A obra mostra a produção agropecuária que é realizada dentro dessas fazendas e, no final, a bela fazenda cafeeira que simboliza Minas Gerais como sendo o maior produtor de café do mundo.