

Uma programação especial em homenagem ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, será realizada pela Prefeitura de São Luís celebrando uma das expressões culturais mais autênticas e marcantes da cultura popular maranhense, com alusão ao período de festividades carnavalescas na capital maranhense.
O lançamento do livro “Práticas e inovações no carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão: Transformações, Interseções e Preservação de Tradições nos Grupos de Tambor Grande em São Luís”, do Professor Doutor Euclides Moreira Neto, será lançado, no dia 08 de maio, às 18 horas, na sede da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Luís, destacando a importância dessa manifestação cultural maranhense como fenômeno identitário, e com selo da Editora da Universidade da Amazônia (UNAMA), sediada em Belém do Pará.
O livro que será sendo lançado é a versão original da Tese Doutoral do Professor Euclides Moreira Neto, defendida em 23 de novembro de 2023, naquela Instituição de Ensino Superior, obtendo nota máxima da banca examinadora. Portanto, a publicação impressa trata-se da tese apresentada à Universidade da Amazônia (UNAMA) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor no Programa Doutoral em “Comunicação, Literatura e Cultura”, na linha de pesquisa “Sociedade, Representação e Tecnologias”.


A investigação, intitulada “Práticas e inovações no carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão: Transformações, Interseções e Preservação de Tradições nos Grupos de Tambor Grande em São Luís” constitui-se de um trabalho que visa fornecer uma maior contribuição para os grupos de cultura popular maranhense e tem como palavras-chave: Carnaval, Blocos Tradicionais, Empreendedorismo, Gestão Cultural e Maranhão.
O Doutorado na UNAMA foi desenvolvido entre os anos de 2020 a 2024 com a orientação do Prof. Dr. Edgar Monteiro Chagas Júnior, integrante do quadro docente daquela Instituição de Ensino Superior.
O projeto de impressão do livro com 428 páginas tem Revisão da Professor Jáder Cavalcante; Capa, projeto gráfico e diagramação: Kerly Ferreira; Foto da capa: Djalma Raposo; Colaboração: Joel Jacinto, Pedro Padilha, Joaquim Santos, Mauro Falcão, Sabina Dias Carneiro, Marlene Barros, Joila Moraes, Jeisa Moraes, Paulo Salaia (in memoriam); Fotografia: José Murilo Moraes dos Santos (Murilo Santos), Lauro Vasconcelos, Djalma Raposo, Paulo Caruá, Euclides Moreira Neto e Arquivo INRC/IPHAN; e Produção Executiva: Igor José Moreira Machado. Os Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) são de Laurena Maria Moraes da Costa. A Impressão ficou sob a responsabilidade da Viegas Editora.
A impressão do livro que será sendo lançado por Moreira Neto foi custeada com recursos próprios e tem uma tiragem limitada, por meio da Viégas Editora de São Luís-Maranhão, mas, segundo o autor, o conteúdo da publicação será disponibilizado pela plataforma da Editora da UNAMA de maneira totalmente gratuita, portanto, sem ônus para pesquisadores, estudantes, professores e pessoas interessadas em investigar o fenômeno da manifestação cultural dos Blocos Tradicionais do Maranhão.
Manutenção, expansão e elementos identitários
Para o autor da obra, Euclides Moreira Neto, o estudo sobre os BTMs se propõe a identificar as ações de empreendedorismo praticadas no universo cultural ludovicense para manutenção e expansão dos Blocos Tradicionais do Maranhão (BTMs). A partir da historicidade desses grupos, que constituem a principal manifestação cultural do ciclo carnavalesco da capital maranhense, e têm a possibilidade, enquanto elementos identitários, de se multiplicar e vender uma imagem original e genuína dessa região brasileira, pode-se dar-lhes visibilidade e status enquanto expressão única que ocorre somente na região metropolitana da cidade de São Luís.


Euclides informou que “foram observados as práticas e o modus operandi dos grupos, relacionando sua interação com outras manifestações culturais da região e as transformações sofridas ao longo dos últimos 80 anos. Para melhor compreensão do fenômeno cultural, foi feito um levantamento da estrutura dos BTMs, conceituando-se suas práticas coreográficas e sonoras por meio de um glossário das expressões e instrumentos utilizados na referida manifestação. No enquadramento teórico, foram abordados tópicos sobre poder, articulações empreendedoras na área cultural, sustentabilidade social, cultura popular e tradição, com ênfase na visão das Ciências da Informação, com inspiração em Estudos Culturais. O estudo fundamentou-se na abordagem qualitativa e as técnicas de colheita foram entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos”.
Finalmente o autor Moreira Neto lembrou que “considerando a questão da investigação, identificamos que a maioria dos BTMs atuantes no meio cultural da capital maranhense está desenvolvendo atividades e ações que se contemplem ou complementem mutuamente, por isso a existência da prática de realizar: visitações em eventos previamente agendados; festivais com a finalidade de arrecadar recursos financeiros para a produção artística do grupo; execução de projetos culturais (oficinas, treinamentos, ensaios, confecção de fantasias e instrumentos, filantropia, etc.); viabilização de viagens de intercâmbios; interação com outras manifestações culturais e atividades sociais da comunidade; salvaguarda do saber e do fazer da manifestação, especialmente no que se relaciona com a cadência ímpar caracterizada pela sonoridade binária 2/4, peculiar do ritmo de samba de batucada praticado pelos BTMs”.
Edição: Gutemberg Bogéa