Um grupo muito especial esteve reunido na Villa do Vinho Bistrô, o charmoso restaurante e wine bar de Werther Bandeira na Cohama.


Estamos falando das integrantes do “Clube do Livro e do Vinho SLZ”, confraria de mulheres charmosas e inteligentes que se reúnem regularmente para brindar a amizade com bons vinhos e comentar as leituras realizadas. A cada encontro é debatido um livro entre elas. Uma prática que enriquece a vida e a alma!
Na Villa do Vinho Bistrô elas encontraram um ambiente aconchegante e inspirador para, entre uma degustação e outra de excelentes vinhos, falarem sobre a autora Chimamanda Ngori Adischie e a obra “Hibisco Roxo”, uma história sensível e delicada sobre uma jovem exposta à intolerância religiosa e ao lado obscuro da sociedade nigeriana.
Vale lembrar que relação entre vinhos e livros é secular, e são muitos os escritores que criaram frases para ilustrar essa dupla. O lendário Ernest Hemingway disse que “meu único arrependimento na vida é não ter bebido mais vinhos” e também: “Não há um amigo tão leal quanto um livro”. Já o poeta Jorge Luis Borges implorou: “Vinho, ensina-me a arte de ver a minha própria história, como se fosse cinzas na memória”. E claro, não poderia faltar o clamor do poeta português Fernando Pessoa que disse: “Dá-me mais vinho, porque a vida é nada”.
Quem gostou da ideia, vale juntar os/as amigos (as), criar uma confraria e ir para a Villa do Vinho colecionar memórias. Quanto mais literatura houver em nossas vidas, bem melhor o mundo ficará!
Texto: Danielle Vieira