Uma das atividades mais afetadas pela pandemia, com fortes impactos na rentabilidade e formato de funcionamento dos negócios, o turismo vem buscando, apesar das dificuldades, formas de reinserção no mercado de forma sustentável.


O planejamento das ações de recuperação mercadológica, investimentos na melhoria da gestão dos negócios, a criação de novas alternativas e vivências turísticas, com valorização de atrativos regionais, dos critérios de segurança e das modalidades de vendas por meios digitais são determinantes neste novo cenário do turismo.
E a preparação para atuação nesse novo panorama tem sido objeto de preocupação das entidades e de empreendimentos do setor. Nessa perspectiva, o Sebrae, por meio de sua estratégia de Turismo Criativo, tem viabilizado ao trade do Polo São Luís boas alternativas de preparação para encarar esse novo momento.


Uma delas, é um programa de consultorias, executado pela Unidade Sebrae de São Luís, que vai assegurar, nos próximos meses, atendimento para 183 empresas, associadas à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT) e da Cooperativa G7 de Receptivos.
Com as consultorias, as empresas atendidas receberão orientações e a preparação para enfrentamento dos desafios da retomada, com ações direcionadas para quatro eixos estratégicos: gestão do negócio, acesso a mercado, inovação e tecnologia.
Realizadas online e presencialmente, as consultorias contemplam, por exemplo, ações que vão permitir a eliminação de gargalos que dificultam o crescimento ou a consolidação do negócio, em áreas como automação (identificação do nível de sistematização da empresa e como esta é impactada positivamente ou negativamente por este nível), gestão financeira (identificação dos controles que permitem gerenciar custos e resultados do negócio), gestão de estoques (identificação de formas de controle dos custos e margens), estrutura organizacional e gestão de Pessoas (desenvolvimento de padrões estruturais e de processos que garantam a qualidade e produtividade das equipes de trabalho) e gestão de marketing e vendas (identificação de ações de mercado que estão sendo utilizadas e a criação de ações inovadoras que estimulem o crescimento constante das vendas), entre outras.
O gerente da Unidade Regional do Sebrae de São Luís, Mauro Formiga, elogiou a iniciativa que, segundo ele, é importante neste momento de realinhamento das ações dos diversos segmentos de mercado, particularmente do turismo.
“O objetivo é fortalecer as empresas do trade para que retomem seus negócios com credibilidade, confiabilidade e mais segurança, adotando, também, medidas preventivas de controle da Covid-19, para que o turista se sinta seguro ao retornar ao Maranhão que, em nosso estado, encontre os atrativos e experiências turísticas relevantes, oferecidas por empresas que se prepararam adequadamente para este momento”, destaca Mauro Formiga, acrescentando que este ambiente de retomada da economia, de fato, exige preparação máxima das empresas.


Já Renata Costa, analista do Sebrae/MA, observa que a oferta de consultorias para o trade turístico e parceiros neste início de ano é mais uma etapa da estratégia de Turismo Criativo. “Para iniciarmos 2022 contribuindo com a profissionalização das empresas que atuam no segmento de turismo em São Luís, no que se refere à gestão e ao desempenho de mercado, montamos um calendário para diagnóstico empresarial, que visa identificar problemas e propor caminhos para um melhor gerenciamento dos negócios do turismo nesta nova realidade. E o Sebrae faz isso, em estreita parceria com as instituições do setor, que nos ajudam a identificar essas necessidades e os caminhos de ação”, frisou a analista.
O trabalho se iniciou esta semana. Durante dois meses, cada empresa receberá quatro horas de consultorias, totalizando 732 horas para as 183 empresas selecionadas pelas entidades parceiras. O programa deverá contribuir bastante para o fortalecimento dos negócios do trade e incremento econômico da cadeia do turismo. Aliadas às ações de promoção, preparação de novos roteiros e melhorias dos já existentes dentro dos novos padrões de segurança e experiência turística, tem tudo para alavancar o turismo, encurtando as projeções de recuperação de retomada plena apenas em 2023.


Gustavo Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MA), afirma estar otimista com a iniciativa. “Nós estamos muito felizes com o programa de treinamento e capacitação do Sebrae. Essas ações contribuem para o desenvolvimento e preparação das nossas equipes e dos nossos negócios, o que, consequentemente, gera impactos positivos em cadeia”, explicou ele,
Para o presidente da ABIH-MA, Armando Ferreira, somente a visão empreendedora e a sensibilidade comercial não são suficientes para o empresário obter bons resultados. “A consultoria empresarial nos ajuda a superar outros desafios, direcionando nossos esforços, procedimentos, recursos e processos, gerando soluções inteligentes com relação aos custos e rentabilidade dos negócios, algo fundamental neste momento de retomada”, finalizou o empresário.
Consultorias focadas nas necessidades das empresas
24/01: Empresas associadas à ASLIT – Associação dos Bares e Restaurantes da Litorânea para Diagnóstico Empresarial. Quantidade de Empresas: 56 empresas.
25/01: Empresas associadas à ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes para Diagnóstico Empresarial. Quantidade de Empresas: 68 empresas.
25/01: Empresas associadas à ABIH MA, ao SEHAMA e ao G7 para Diagnóstico Empresarial. Quantidade de Empresas: 59 empresas.
Texto: Laurene Leite