Pelo segundo ano seguido, as festividades juninas presenciais foram canceladas devido à pandemia da Covid-19, fazendo com que as pessoas tenham que se divertir em casa, percebendo isso, o Fórum de Gestores de Cultura da Região do Litoral Ocidental Maranhense irá apresentar o I Projeto Live Junina, que será transmitido via YouTube entre os dias 19 e 29 de junho.
O Fórum de Gestores de Cultura da Região do Litoral Ocidental Maranhense é formado pelos secretários de cultura e turismo das dez cidades que estão localizadas na parte oeste do litoral do estado, as cidades em questão são Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano. A ideia de realizar o projeto junino surgiu em uma de suas reuniões.
Estão programadas para ocorrer danças típicas e participações de artistas locais em cada um dos dias. Cedral dará início às lives e Branco Melo, secretário de turismo da cidade que começará as apresentações no próximo sábado (19), explica as principais dificuldades de organizar um evento online.
“No caso de Cedral, tivemos dificuldade em encontrar as manifestações culturais ativas, já que esse setor diminuiu muito suas atividades devido à pandemia, assim como também precisamos procurar espaços apropriados e soluções para a parte técnica, para esse último, contamos com ajuda do governo estadual. Tem também o fato de que nem todos têm acesso à internet com qualidade nos interiores, mas pensamos em soluções no momento de divulgar”, afirmou o secretário.
Mesmo encontrando obstáculos, Branco Melo fez questão de comentar sobre a importância do São João no território do nosso estado.
“O São João está para os maranhenses como o Carnaval está para os cariocas, faz parte de quem somos e é a maior manifestação cultural da nossa terra, a maior parte das representações dos trabalhadores da área de cultura se baseiam no São João, o que prova o fato de o quanto nós respiramos ares dessa festividade. É preciso valorizar o que é nosso, não podemos deixar tudo isso morrer”.
O caso de Apicum-Açu
Devido ao alto índice de casos de Covid-19 dentro do seu território, a cidade de Apicum-Açu, que se apresentaria no domingo (27), escolheu cancelar sua participação no projeto das festividades do mês de junho.
Mesmo o município estando de fora, Well Reis, secretário de cultura de Apicum-Açu deixa claro que espera que o evento seja um sucesso. Em conversa com a nossa reportagem ele falou que pretende viajar até Cedral para acompanhar a abertura, assim como aproveitou para argumentar de que forma a cultura pode interferir na sociedade.
“Praticamente todas as manifestações culturais contribuem para o senso crítico, cultural e humano das pessoas, assim como forma pessoas mais sensibilizadas, desvia os mais jovens do mundo do crime e melhora a saúde mental e física de quem a valoriza. Como falamos, a cultura tem um impacto muito forte e importante de diferentes formas, é preciso apenas uma oportunidade”, conta Well Reis.
Cronograma
19/06- Cedral
20/06- Bequimão
22/06- Porto Rico
23/06- Cururupu
24/06- Bacuri
25/06- Serrano
26/06- Mirinzal
28/06- Central
29/06- Guimarães
Texto: Ítalo Cavalcanti