Jubileu – Uma festa para ficar na memória da cultura maranhense. Assim promete ser a tarde/noite deste domingo (06/03), a partir das 17h, nas ruas da Madre Deus.
É que o Bloco Tradicional Os Brasinhas irá colocar os contratempos, ritintas, ganzás, reco-recos, agogôs, cabaças e marcação nas ruas, assim como toda sua força percussiva no Circuito Madre Deus de todos os carnavais e fazer uma grande festa de exaltação dos seus 45 anos (Jubileu de Rubi) de folia no carnaval de São Luís.
Um a festa de caráter comemorativo que irá ambientar e colorir de fantasias e adereços a concentração na sua sede localizada nas proximidades da Capela de São Pedro (Antiga casa de reggae Túnel do Tempo), seguido de um grande Cortejo Cultural de Lava-Pratos do Carnaval 2022.
Uma festa já esperada por todas as agremiações carnavalescas locais, que juntas fazem suas festas e cortejos tradicionais na cidade, mostrando a força desse ritmo genuinamente maranhense, que jamais pode ser esquecido pela população como uma das mais tradicionais manifestações do carnaval da ilha, folia está que já foi exaltada e tida como uma das mais importantes festas carnavalescas do país visto a sua diversidade de ritmos e curiosidades populares, entre bailes de clubes, bailes de barracões, folia de ruas, ensaios de escolas de sambas, desfiles de corsos, casinha da roça, caminhões enfeitados, fofões, máscaras negras, cruz diabo, alcatarinetas e tantas outras manifestações da época. Todos os caminhos levam até a Capela, Levem suas máscaras.
Mostra de cinema destaca produções de mulheres negras
Centro Cultural – Na Semana do Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Vale Maranhão recebe em seu programa Pátio Aberto a primeira edição da Mostra MUMBI – Mulheres Negras no Audiovisual. Nos dias 10 e 11 de março, serão exibidos filmes maranhenses e nacionais produzidos e dirigidos por mulheres negras, seguidos de bate-papos com realizadoras e artistas
Com curadoria da produtora Helen Maria da Manguezá Produções, a mostra foi criada para destacar realizações de mulheres negras no audiovisual, indo de encontro à predominância masculina e branca do setor.
Na programação teremos a exibição de 07 curta-metragens entre maranhenses e nacionais, dividido em 02 dias com os temas: “Música e Dança na Cultura Popular” e “Eu, mulher negra protagonista da minha história”. Ao fim de cada exibição serão realizados bate-papos com produtoras, roteiristas e historiadoras negras maranhenses.
A Mostra Mumbi – Mulheres Negras no Audiovisual tem entrada gratuita e será realizada a partir das 18h30. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Avenida Henrique Leal, 149, Centro.
Miguel Falabella ministra curso em São Luís
Teatro Musical – O ator e diretor Miguel Falabella esteve em São Luís ministrando aulas para os quase 60 participantes do curso de teatro musical que definiu os quatro atores maranhenses que irão compor o elenco do espetáculo “Marrom, O Musical”, escrito e dirigido por Falabella. Com patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o espetáculo tem estreia agendada para agosto de 2022, em São Paulo, e mostrará a cultura maranhense através da vida de uma das maiores cantoras brasileiras, a ludovicense Alcione. Representantes da Equatorial Maranhão e da Secretaria de Cultura marcaram presença para prestigiar os preparativos para o espetáculo. Falabella comentou ainda que que quer levar um ‘’Bumba-meu-boi pós-moderno’’ para dentro do musical. Na foto acima, Francila Soares (Ger Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão); Guilherme Junior (Secma); Miguel Falabella ; Anderson Lindoso (Secma) e Carlos Hubert (Executivo de Comunicação da Equatorial Maranhão).
Museu recebe o projeto Cine Rodas, em Itu/SP
Cinema – A Fábrica de Arte Marcos Amaro — FAMA Museu recebe de 10 a 13 de março o projeto cultural Cine Rodas, que leva filmes e desenhos — de classificação livre — baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.
Moradores de Itu (SP) estão convidados a participar de sessões de cinema gratuitas, ao ar livre e transmitidos a partir de uma carreta com mais de 20 metros de largura — seguindo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19. As sessões acontecem diariamente das 17h às 21h.
“É uma opção de atividade cultural para quem quer ter uma experiência de cinema, que chega de forma gratuita e democrática”, comenta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto.
Para as crianças, ainda haverá atividades interativas enquanto aguardam a sessão. Entre elas, livros para colorir, totens de pintura virtual, cruzadinha da prevenção — com o monitoramento de educadores. Já os jovens poderão participar de oficinas de confecção de filmes baseados em quadro a quadro e massinha.
Com a adaptação que atende aos protocolos de segurança da OMS, terão cadeiras posicionadas a 1,5 metro de distância (higienizadas a cada sessão), totens com álcool em gel nos dois lados da tela de cinema, disponibilização de máscaras descartáveis, monitores vestidos com camisetas e máscaras antivirais, orientação sobre o distanciamento social, além de aferição da temperatura do público. Informações: +55 11 4022.4828 – contato@famamuseu.org.br.