Caros Amigos:
Hoje completa dois anos que implantamos o Bosque dos Paricás no pequeno paraíso terrestre chamado de Paricatiua. A etimologia da palavra Paricatiua é PARICA = Árvore bonita, frondosa, da família das leguminosas
TIUA = sufixo que significa “abundância”
Paricatiua seria um local abundante em Paricás
Até 26 de janeiro de 2019, não havia um único exemplar da espécie no meu pequeno paraíso. As crianças, adolescentes e até adultos não sabiam a razão do nome do povoado que no passado teve bastante dessa espécie, como me ensinou o meu pai, “Seu” Domingos ,que era nativo de lá. Pescador, roceiro. Homem da terra. Paricatiua é o local em que está enterrado o meu umbigo!
Jose Lemos – Professor Titular na Universidade Federal do Ceará Coordenador do Laboratórido do Semiárido (LabSar). whatsapp: (85)99753 4141.
Caro Lemos (excelso ex-colega do Liceu e engenheiro-agrônomo do Mundo):
Estamos atentos, mano! Você replantou em sua terra sementes preciosas, para não morrer as origens! Viva o Bequimão! Salve o Maranhão! Seu idealismo frutificador deveria ser seguido pelos nossos políticos e gestores de todas as raças! Bravo! Nossos ex-parceiros do Liceu, em suma, seus conterrâneos, que acompanham seu bom combate construtivo, em prol do Maranhão, sentem-me participantes em seus meritórios sucessos! Abraço do Herbert de Jesus Santos.
Em síntese, o escritor, ex-professor universitário e membro de várias Academias de Letras fez a devida honra ao mérito: “Ciente. Grato. Reconhecimento merecido!” (Antônio Augusto Ribeiro Brandão).