Foi apresentado na sede da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão- Setur-MA, o Projeto da 8ª Edição dos Boogie dos Lençóis que acontecerá de 1º a 14 de agosto de 2023, em Barreirinhas/MA, nos Lençóis Maranhenses, evento destinado a profissionais, atletas e apreciadores interessados em experiências exóticas e radicais.
O Boogie dos Lençóis vem oferecer a todos que sintam esse desejo de experimentar o além que contemplem a conquista dos ares. Será uma possibilidade de expor o sentimento do “sim eu posso voar”. Seu objetivo é mostrar ao mundo o poder do esporte e das riquezas exóticas do Maranhão, através do paraquedismo e do turismo de aventura, o Governo do Maranhão é um dos apoiadores do evento, por meio da Setur-MA (Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão).
Mais de 6.000 mil pessoas são esperadas ao longo dos catorze dias do evento, que ocorrerá na cidade de Barreirinhas, Maranhão, na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, entre os dias 1º e 14 de agosto de 2023. Segundo os organizadores do Boogie, o evento conseguirá atrair paraquedistas profissionais, atletas e apreciadores do paraquedismo de vários países, além de turistas, visitantes e maranhenses adeptos de aventura, que tenham interesse de conhecer mais sobre o esporte e quem saber fazer seu primeiro salto-duplo, o que ajudará muito na difusão do evento, assim como na divulgação do destino Lençóis Maranhenses.
A programação contempla além dos mais de 500 saltos que estão previstos entre solos e duplos, a realização de palestras, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows. Este ano, as atividades estão alinhadas aos eixos emoções, turismo de aventura, esporte radical, superação e sustentabilidade.
Para o Secretário de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, “o Boogie dos Lençóis já é um evento de sucesso e essa 8ª edição vem para consolidar ainda mais o destino Lençóis Maranhenses como um destino turístico e um destino propício para a prática de esportes de aventura e radicais. E todos esses projetos que envolvem turismo, esporte e cultura estão alinhados com o planejamento de desenvolvimento do turismo no Maranhão pela gestão do governador Carlos Brandão.”
Para o idealizador do Boogie dos Lençóis e proprietário da empresa realizadora do evento, Hasley Juliano, “o Boogie do Lençóis já tem uma história nos esportes de aventura . Uma realidade que surgiu no amor pelo esporte e pelos “paraísos brasileiros”, uma realidade que se expandiu e alcançou pessoas interessadas em viver coisas incríveis. E é essa nossa missão: realizar coisas incríveis”.
Para o Prof. Paulo Montanha, Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Maranhão – Sindetur-MA, apoiador e coordenador do Boogie dos Lençóis e um dos idealizadores, patrocinadores e apoiadores de um dos primeiros Boogie ocorridos no Maranhão, o Boogie da Chapada das Mesas, “o Boogie dos Lençóis já está no calendário internacional como um dos maiores eventos de paraquedismo do mundo e para quem irá saltar de paraquedas pela primeira vez no Boogie 2023, estará realizando dois sonhos: saltar de paraquedas e saltar nos Lençóis Maranhenses, experiência encantadora e memorável para o resto da vida. O apoio que o governo do Maranhão está dando para a realização do Boogie dos Lençóis, ratifica o compromisso que o governador Carlos Brandão tem com o desenvolvimento do turismo no nosso querido e maravilhoso Maranhão”, concluiu Montanha.
Boogie
O termo inglês boogie se origina no blues, estilo musical afro-americano e ao passar das décadas ganhou alguns significados. De forma geral representa algo que envolve festa, animação e confraternização.
Para o paraquedismo, boogie, é qualquer atividade do esporte que reúna amigos para se divertir com os saltos e festas. Assim o Boogie dos Lençóis surgiu em 2014 com a proposta de saltar, reunir amigos e celebrar, porém, como um enorme diferencial: fazer tudo isso contemplando a perfeição e energia dos Lençóis Maranhenses.
Hoje o Boogie busca compartilhar essa energia com pessoas do mundo todo em mais outros destinos do Brasil.
Texto: Redação JP Turismo