Balanço positivo do turismo no Maranhão

Novos roteiros, novas qualificações e campanhas promocionais estão em produção. Destaque para o roteiro turístico da Madre Deus, App Maranhão Terra de Encantos e o tour da terceira idade que serão apresentados no próximo ano

O turismo no Maranhão tem crescido nos últimos meses tanto em ocupação hoteleira quanto na movimentação do fluxo de passageiros, esse resultado é fruto do trabalho realizado ao longo dos últimos cinco anos. A expressão o ‘Maranhão está na moda’ é consequência de ações planejadas e executadas de forma eficiente pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Prova disso é a melhoria nos resultados em todos os setores e programas da Setur.

Até novembro de 2019, o Cadastur teve 835 empresas formalizadas, os cursos de qualificação capacitaram 3.089 pessoas, o programa Mais Infância Mais Turismo sensibilizou 5.818 crianças, foram 13 participações em eventos nacionais e internacionais, 10 polos visitados com o trabalho de regionalização, 558 novos artesãos cadastrados e 27 mil pessoas atendidas nos CAT.

Maranhão presente na Abav, maior feira de turismo do país – Foto: Gutemberg Bogéa / Arquivo JP Turismo

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, comentou os números positivos do setor. “Quando assumi fiz questão de manter todo o corpo técnico e conhecer o trade maranhense. Bons resultados são frutos de parcerias e gestão comprometida. Para 2020 temos metas ainda mais ousadas para alavancar o turismo regional”, explicou Catulé Junior.

METAS E RESULTADOS  O gestor que é ex-conselheiro federal da OAB e foi também secretário de Governo em Caxias, assumiu o cargo de após a separação das pastas da cultura e turismo no final de fevereiro de 2019.

Novos programas

‘Ceprama itinerante’, feira de artesanato que tem rodado o Maranhão e o ‘Mais Viver Praia” lazer e diversão na férias em São Luís são apenas 2 dos novos projetos já lançados.

O Minuto Turismo, informe semanal criado em março, leva informações sobre o turismo feito no Maranhão e tem sido citado como case de sucesso nacional. O Prêmio do Turismo do Maranhão teve sua primeira edição realizada esse ano e contou com 18 finalistas nas categorias de artesanato, meios de hospedagem, bares e restaurantes, guias de turismo, agências de viagem e municípios.

Novos roteiros, novas qualificações e campanhas promocionais estão em produção. Destaque para o roteiro turístico da Madre Deus, App Maranhão Terra de Encantos e o tour da terceira idade que serão apresentados no próximo ano.

No começo de janeiro acontecerá o seminário interno de prestação de contas e planejamento das áreas que compõem a secretaria para que haja alinhamento entre todos os colaboradores da pasta.

INFORGRAFICOS DE METAS E RESULTADOS DA SETUR EM 2019

Texto: Amanda Dutra



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *