A pandemia da Covid-19 aos poucos começa a ser controlada. Novos métodos e formas de se amenizar as dificuldades de combate ao vírus ganham forma, a conduta contra esse terrível mal que assolou o mundo e ainda coloca as pessoas em alerta vem sendo positiva, e com isso o mundo começa a respirar o turismo novamente, principalmente o contato com a natureza e o sustentável, onde o meio ambiente é a principal busca de novos ares e novos caminhos.


Não é de hoje que se percebe a grande predisposição natural que o estado paraense possui para o desenvolvimento do turismo, ainda mais quando agraciado pelas suas potencialidades históricas, artísticas, gastronômicas regionais que “lhes” fazem ser diferentes na sua autenticidade e peculiaridades, tão perceptíveis, quanto das suas raízes culturais, que enaltecem a regionalidade brasileira. A cidade se desenvolveu para o turismo com maestria, através de uma junção de fatores oriundos de uma organização conjunta que tem sido trabalhada para esse destino de veraneio, onde o passar as férias é sempre agradável, diferente do habitual, geralmente cercado por uma natureza privilegiada que reúne mar, mangues e lagos, que são ninhos e berços das mais diferentes aves e espécies que cruzam os ares e mares da cidade.


Aeroporto inauguração – E uma nova etapa começa a surgir no cenário turístico de Salinópolis, o novo equipamento que irá possibilitar que a malha aeroviária nacional possa acessar as belezas fascinantes do litoral paraense. A inauguração do novo Aeroporto Municipal de Salinópolis entregue na última sexta-feira (16/07), em um grande investimento do Governo do Estado do Pará, em parceria com a Prefeitura da cidade, promoveu uma imensa perspectiva de valorização da região, não só pela grandeza da obra, mas pela possibilidade de colocar Salinópolis em uma ascensão no turismo nacional. Durante a inauguração que contou com a presença de autoridades políticas, representantes das forças de segurança nacional, população e inclusive turistas que visitam a cidade nessa época do ano, o Governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho, acompanhado do pai o Senador Jader Barbalho e da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, foi recepcionado pela população na festa que comemorava a entrega, animada pelo grupo Raízes Coremar com uma apresentação da cultura popular do Pará embalada pelo Carimbó.


Bastante receptivo a todos, o governador não conteve seu otimismo com a concretização desse sonho do salinopolitano e descerrou a placa de inauguração entregando a obra pronta para os novos voos de aeronaves de até 60 passageiros, numa pista de 1,9 quilômetros de extensão que irão colocar o município na crescente onda do turismo brasileiro. “É um momento muito especial. A entrega dessa obra irá proporcionar o fortalecimento econômico de todas as cidades que circundam Salinópolis, uma das missões da nossa gestão, na geração de emprego e renda para nossa população. Uma obra extraordinária que faz com que essa região eleve o seu patamar da capacidade turística e de serviços, fortalecendo a vocação de cada cidade da região nordeste paraense, incrementando melhorias para a população”, acentuou Helder Barbalho.


Para o prefeito de Salinópolis, Kaká Senna, o aeroporto não poderia deixar de ser entregue em um período de grande importância para o turismo. E nada como uma alta temporada, férias de julho para que o destino recebesse esse presente, que irá fazer com que o município dê um grande salto no turismo nacional, visto possuir uma gama de atrativos e serviços condizentes com o setor e que são trabalhados ordenadamente. “Uma obra bastante esperada por todos, pelas classes que compõe os setores do turismo, uma obra que será um divisor de águas para mostrar Salinópolis para o mundo, para que a cidade receba turistas de todo os continentes, e assim possamos está de portas abertas para todos aqueles que queiram investir em nossa cidade, pois Salinópolis hoje está no rol do turismo”, afirmou Kaká Senna.


O aeroporto ganhou ainda melhorias em todo o terminal de passageiros, incluindo sala de espera, lanchonetes, salas de administração, balcão de informações, embarques e desembarques, banheiros, estacionamento amplo e ambientes espaçosos, que proporcionaram futuras perspectivas de desenvolvimento econômico e de integração com outros estados. Ao lado do Prefeito Kaká Senna na solenidade, outros prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores dos municípios do nordeste paraense, presentes destacaram os investimentos executados na região da Amazônia Atlântica nos últimos anos, com o principal objetivo de fomentar o turismo na região. De acordo com, André Dias, Secretário de Estado do Turismo, a obra de reestruturação do aeroporto possibilita agora um avanço nas negociações com as companhias aéreas, visando ao incremento de voos comerciais no município. “Muitos turistas de estados como Goiás, Mato Grosso, Amapá, Tocantins e Maranhão, percorrem estradas para conhecerem nosso destino, agora vamos poder trazer turistas de mais longe ainda, pois já estamos em negociação com as principais companhias aéreas para começarem os voos regulares para Salinópolis, isso irá nos possibilitar abrir um leque de oportunidades para quem deseja conhecer esse nosso incrível destino”, destacou André Dias.


Para o Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Salinópolis, Júlio Porto Grande, essa região irá agregar e otimizar o setor, pois cidades como: Salinópolis, Augusto Corrêa, Bragança, Quatipuru, Tracuteua, Primavera, Bonito, São João de Pirabas, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Santarém Novo, Capanema, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Arari e Viseu possuem belezas naturais marcantes, e o turismo hoje é uma realidade entre esses municípios, pois a vocação para a atividade traz oportunidades únicas de geração de empregos e renda, e consequentemente outro patamar de desenvolvimento. “Será mais uma etapa fantástica para o turismo paraense, onde temos a certeza que a Região do Caeté formada por 15 municípios que compõe o Polo Amazônia Atlântica irá ganhar muito com a aquisição desse equipamento, criando perspectivas futuras positivas. Estamos trabalhando para que todos os municípios tenham confiança no seu potencial, devido Salinópolis ser um destino base para o turismo em toda essa região, conseguindo abraçar esses destinos conjuntos. Incentivaremos cada vez mais a todos, para que juntos e unidos possamos agregar valores e estarmos cada vez mais fortes”, sinalizou o secretário.


“As conversações já estão em andamentos entre municípios e estados, Maranhão, Tocantins, Amapá e Amazonas são estados de grandeza turísticas imensuráveis, e essa nova oportunidade nos trará muita proximidade, pois depositamos toda nossa confiança nesse aeroporto como forma de crescimento e desenvolvimento, e assim buscaremos resultados imediatos com o trabalho de regionalização do turismo, que é um dos nossos objetivos!”— afirmou Júlio Porto Grande.
Texto: Gutemberg Bogéa



