A 63ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que acontece esse ano juntamente com a 58ª Equipotel, no São Paulo Expo, na capital paulista, teve ontem (22) seu primeiro dia de apresentações e debates. Com o tema “Acelerando para o futuro!”, essa edição destaca a retomada das atividades no setor de turismo, após um período difícil causado pela pandemia. “O Conotel deste ano será um marco da retomada do turismo no país. E a hotelaria tem um papel fundamental nesse processo, pois é ela que promove as condições adequadas para conectar pessoas, governos, indústrias, organizações não-governamentais e diversos outros setores que movimentam a roda do desenvolvimento do nosso país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em seu discurso de abertura.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de várias personalidades importantes. Além do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, estavam a senadora Soraya Thronicke; o deputado federal Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Gilson Machado, ministro do Turismo; Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo; Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo; Orlando de Souza, presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil; Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil; Ricardo A. Roman Jr., presidente da ABIH/SP; Cláudio de La Nina Gustavo, presidente da RX Brasil; Binardi, diretor da Equipotel, Felipe Martinez, presidente da ABMotéis e Roberto Bulbol, presidente da ABIH/AM, representando a CNC.


Uma transmissão online realizada na quinta-feira (18) marcou o anúncio dos vencedores do Desafio Turistech Brasil, que apoia projetos inovadores do turismo nacional. Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo -, e em colaboração junto à Organização Mundial do Turismo (OMT), a competição recebeu um total de 351 inscrições de 24 Unidades da Federação.
Por meio de uma colaboração com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a divulgação dos campeões ocorreu diretamente do estande virtual do Wakalua na 8ª edição do CASE, a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, um dos principais eventos do ramo no país.


Mais duas cidades brasileiras passaram a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dentre 49 cidades ao redor do mundo que agora integram a seleta lista, sendo Campina Grande (PB) reconhecida em Artes Midiáticas – única cidade brasileira com o título nesta categoria – e Recife (PE), como cidade criativa da Música.
As candidaturas das duas cidades brasileiras contaram com o endosso da Comissão Nacional, da qual o Ministério do Turismo faz parte. A comissão é responsável pela chancela, fornecida pelo Itamaraty, das candidaturas que devem ser enviadas pelos municípios à sede do organismo internacional em Paris. Neste ano, a Unesco estabeleceu como limite duas candidaturas por país, concorrentes em duas especialidades distintas.