CINE GUARACI
O Centro Cultural Vale Maranhão apresenta de 14 a 17 deste mês, o Cine Guaraci, uma mostra de cinema indígena voltado para a mobilização, luta, resistência e celebração dos povos originários. Uma mostra de cinema que traz no tema um importante significado, o da palavra Guaraci, que na língua tupi é designada como a luz máxima: o sol. Uma mostra preparada especialmente para marcar as comemorações em torno do Abril Indígena.
Dividida em quatro dias, a programação da mostra de cinema aborda três aspectos dos cotidianos indígenas: a infância nas aldeias; o protagonismo das mulheres como lideranças e guardiãs da cultura; e a memória como arma na luta coletiva pelo território. O trabalho tem em sua curadoria, uma parceria entre o Centro Cultural Vale Maranhão e o Museu da Pessoa (São Paulo). Os filmes selecionados apresentam a visão dos cineastas indígenas que assumem a narrativa audiovisual como ferramenta de autorrepresentação e resistência.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


Com grande ocorrência de público, entre amigos autores e admiradores, o poeta Bioque Mesito realizou a noite de autógrafos do seu livro A Montanha Diária, ontem, às 19h30 min, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping. Pelo que é habitual, exemplares de A Montanha Diária deverão ficar à disposição para a venda no mesmo espaço.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
INCLUSÃO
A Universidade Federal do Maranhão realizou, quinta-feira (10/04), em São Luís (MA), o III Festival Arte sem Barreiras (FASB), encerrando a programação do SENILAC com uma mostra de apresentações artísticas voltadas à valorização da produção cultural de pessoas com deficiência. O festival reuniu performances que dialogam com inclusão, acessibilidade e expressão artística.
Com grande ocorrência de público, entre amigos autores e admiradores, o poeta Bioque Mesito realizou a noite de autógrafos do seu livro A Montanha Diária, ontem, às 19h30 min, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping. Pelo que é habitual, exemplares de A Montanha Diária deverão ficar à disposição para a venda no mesmo espaço
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


OFICINAS LABORARTE
Teve início, na quinta-feira (09), mais uma Oficina Laborarte, mês de abril. Uma iniciativa que reforça o compromisso das instituição com a formação artística e valorização da arte popular maranhense. As atividades realizadas desde 1979, já contou com a participação de grandes mestres como Felipe, Gonçalinho, entre outros que mantiveram o patamar de excelência das manifestações promovidas no casarão da Rua Jansen Muller, no Centro de São Luís.
Nas aulas, técnicas fundamentais de ritmo, dança e expressões praticadas na cultura local, com detalhes para os elementos característicos presentes nas performances e na linguagem, no uso de termos e nomeclatura pessoais existentes.
Uma manifestação rítmica pulsante conduzida pela batida em instrumentos conhecidos como parelhas: tambor grande, meião e crivador, afinados ao fogo e tocados com as mãos, além de repicados com matracas em sua parte de madeira. Uma batida caliente e envolvente, onde os homens tocam e cantam toadas, e as mulheres coreiras dançam com movimentos marcantes, elas, vestidas em saias rodadas coloridas, numa celebração coletiva. As atividades acontecem sempre, às quintas-feiras, a partir das 19h. Informações: (98) 985610903.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


DEZ ANOS DE CHÃO SLZ
Celebrar uma década dedicada à cultura e à produção contemporânea no Maranhão, como um espaço independente que se consolidou enquanto elo entre a produção artística local e o circuito nacional e internacional. Esse é o tom do ano de 2026 para o Chão SLZ, projeto artístico maranhense localizado em São Luís, que completa dez anos em grande estilo: com aprovação no Programa de Ações Continuadas/Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e abertura de uma residência artística, intitulada “Poéticas do Território: Corpo, Memória e Futuro”, para cinco iniciativas nacionais individuais.
As residências acontecem no período de 15 dias ininterruptos para o desenvolvimento de pesquisa dos selecionados e o desenvolvimento de ações formativas, e são voltadas para artistas, curadores(as), pesquisadores(as) e profissionais da cultura, brasileiros(as) ou residentes no Brasil há mais de 4 anos. Saiba mais por meio do Instagram oficial do Chão SLZ, no link: https://www.instagram.com/chaoslz/.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


EXCELÊNCIA NA ODONTOLOGIA
Nesse que é considerado o Mês da Mulher, destacamos uma profissional que além de ser referência na odontologia, ainda inspira outras mulheres a se dedicarem também a essa nobre profissão. Estamos falando da renomada Dra. Valmari Ceris Gaspar Ferreira, que é exemplo de excelência máxima nas áreas de dentística, prótese e implantodontia; e responsável pela reabilitação oral de muitos pacientes, em seu consultório no Ed. Atrium Plaza, no Renascença.
A Dra. Valmari tem se dedicado com sucesso, e de forma especial, à reabilitação oral (com facetas em resinas compostas e tabletops) e combate ao bruxismo. E seguindo o exemplo da mãe, sua filha Lara Letícia Figueiredo decidiu cursar odontologia: “Minha mãe ama sua profissão e me passou esse amor pela odontologia. Ela não para de estudar e se reciclar; ela é minha inspiração maior como profissional” disse a jovem. Na foto, Dra. Valmari Ceris Gaspar Ferreira com a filha, estudante de odonto, Lara Letícia Figueiredo.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


IMPACTOS DO AUTISMO
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE São Luís realiza, no dia 16 de abril de 2026, às 11h, o segundo episódio do podcast Trilha da Saúde, trazendo à tona um tema urgente e ainda pouco discutido: os desafios invisíveis do autismo no cotidiano. A transmissão será ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, com acesso gratuito.
Com o tema “Autismo: o que ninguém vê na rotina e no cuidado”, o episódio propõe ampliar o olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, indo além do diagnóstico para abordar aspectos que impactam diretamente a vida das famílias, como a rotina, o desenvolvimento, a alimentação, o corpo e as demandas diárias do cuidado. A proposta é dar visibilidade às experiências muitas vezes silenciadas de quem vive e cuida do autismo todos os dias.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
![]()
![]()
O Circo Americano prepara um fim de semana especial para o público de São Luís com a estreia do Disney Magic Show, um espetáculo que vai encantar toda a família com muita música, efeitos especiais e personagens incríveis. As apresentações ocorrem no Espaço Reserva, na área externa do Shopping da Ilha, com sessões na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12). O show traz ao picadeiro grandes sucessos como Divertidamente 2, Toy Story, Rei Leão, Stitch, Frozen 2 e a Turma do Mickey, além da participação especial das Guerreiras do K-Pop, que acrescentam ainda mais energia e modernidade ao espetáculo.
Poucas uvas conseguiram construir uma identidade tão marcante quanto a Malbec. De origem francesa, mas com alma definitivamente argentina, ela se transformou em símbolo de um estilo de vinho que conquistou o paladar contemporâneo — intenso, acessível e versátil. Não por acaso, ganhou uma data própria em abril no calendário global: O Dia Mundial do Malbec. Em São Luís, a data será celebrada pelo Empório Fribal, que mais uma vez aposta na experiência como forma de aproximar o público do universo do vinho. Nessa quarta–feira (15) o Atelier Gourmet do Empório Fribal, na Ponta D`Areia, promove o evento Wine Experience – Degustação Guiada, conduzido por Mariana Palmarocchi, representante da tradicional vinícola argentina Los Haroldos.
Em uma noite marcada pelo reconhecimento dos trabalhos de diversos municípios do Maranhão, a Prefeitura de São Luís foi premiada na 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, ficando com o primeiro lugar na categoria Inclusão Socioprodutiva, com o projeto Impacta + São Luís e em segundo lugar na categoria Turismo & Identidade Territorial com o projeto Território Raiz São Luís. Ambas as iniciativas envolvem ações desenvolvidas por várias secretárias da gestão municipal. A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira (10), no Salão Zeca Bello, Complexo Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma) e contou com a presença da prefeita Esmênia Miranda.
O LABmais abre inscrições para a edição 2026, reafirmando seu compromisso com a formação criativa e o protagonismo juvenil no campo do audiovisual. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o processo de produção de curtas-metragens ao lado de profissionais reconhecidos da área: George Pedrosa, Áurea Maranhão e Walber Sousa. Com carga horária total de 48 horas, o Curso Mídia Jovem é gratuito e estruturado em três módulos formativos, com início previsto para o dia 11 de maio, nas unidades Sesc Deodoro e Sesc Administração. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril e podem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/jd13gx4gg9WZA5Q26.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


Dica de Leitura: TUDO É RIO
Autor: Carla Madeira
Editora: Record
Um livro com diferentes histórias e experiências de vida, abordando temas como amor, perdão, resiliência e aceitação. A autora nos mostra que cada desafio e obstáculo que encontramos em nosso percurso são oportunidades para crescer e nos tornar versões melhores de nós mesmos.
Com uma linguagem simples e acessível, a autora nos convida a um mergulho profundo em nosso interior, nos encorajando a explorar nossas emoções, medos e sonhos mais profundos. Uma obra inspiradora, sobre um poder transformador existente no nosso interior.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Tenha fé, supere os obstáculos e transite com destino à felicidade!♥♥♥
“a fé é a certeza daquilo que esperamos, e a prova das coisas que não vemos”, Hebreus 11:1
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Descubra mais sobre JP Turismo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



























































