Turismo foi um dos setores mais afetados durante a pandemia provocada pelo coronavírus. O desempenho dos hotéis caiu mais de 50% durante 2020, mas apesar disso os investimentos no setor se mantiveram inabalados. Este é um dos dados surpreendentes que o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, apresentará de forma online e gratuita na próxima quarta-feira (28), das 09h30 às 10h30, com o apoio da Mercado&Consumo, empresa do Grupo Gouveia de Souza, na organização e curadoria. O webinar “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil” faz parte da série “Trilhas de Conhecimento” a ser realizada mensalmente ao longo de 2021 até novembro, quando a jornada termina em um evento híbrido no hotel Transamérica São Paulo em 18 de novembro.
Duas iniciativas brasileiras estão entre as finalistas da primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America. A honraria busca homenagear soluções eficazes para questões urgentes na América Latina, como inclusão social e preservação da biodiversidade e do patrimônio cultural. Ao todo, 53 projetos se inscreveram e apenas 13 se classificaram para a final. O Brasil disputa com projetos do Chile, Venezuela, Peru, México, entre outros países.
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (22) o Projeto de Lei 231/19, que obriga os fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) a emprestarem recursos ‘especialmente’ para o setor de turismo no Brasil. A proposta altera a Lei 7.827/89, que disciplina os três fundos, e a lei que trata da Política Nacional de Turismo.
Relator no colegiado, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) ponderou que, ao prever a destinação dos recursos dos fundos constitucionais ‘especialmente’ à área do turismo, o projeto do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) aumenta o potencial de investimentos no setor.