Dia da Saúde e Nutrição I


Ações Solidárias da VLI – Foto: Divulgação
Ter uma boa saúde e uma boa alimentação é mais do que simplesmente comer. Uma alimentação saudável deve incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a uma melhora da qualidade de vida, seja do corpo ou mente. Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação, o Brasil conta com o Dia Nacional da Saúde e Nutrição.
Dia da Saúde e Nutrição II
A nutricionista Funcional, Ortomolecular e médica naturopata, Isis Vidal, lembra que escolhas saudáveis devem ser feitas todos os dias de forma consciente. O nutricionista e professor do Centro Universitário Estácio São Luís, Marcos Macedo, reforça que a adoção de uma nova postura, aliada a hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física, pode evitar diversos fatores de risco na população como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Nessa sexta – feira (02.04) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. É comum em diversos países que monumentos ou pontos turísticos sejam iluminados de azul neste dia, pois esta cor também representa o autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. E especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce, que é fundamental para que a pessoa possa ter acesso ao tratamento adequado e com ele uma vida mais plena. Entre as organizações aptas para identificar casos de TEA está a APAE de São Luís, que é referência na promoção e atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla. Segundo Emanuele Costa, Gestora do Serviço de Saúde da APAE de São Luís, o suporte ao autista e sua família é completo na entidade. A pessoa com TEA é avaliada de forma multiprofissional e conforme for o diagnóstico, vai ser inserida nesse serviço. Há ainda a Escola Eney Santana, que atende crianças com deficiência à partir de seis anos de idade, desde a sua alfabetização e posterior inclusão na educação regular.
Ações Solidárias da VLI
Kits de higiene pessoal e cestas básicas estão entre os itens doados em mais uma ação da VLI Solidária. Dessa vez, foram beneficiadas mulheres dependentes químicas da cidade de Imperatriz e famílias carentes de Porto Franco, respectivamente. A VLI – companhia responsável pela circulação de trens entre Maranhão e Tocantins e pela operação do Terminal Portuário São Luís – realiza, com frequência ações humanitárias nos municípios maranhenses em que opera. As doações foram feitas pelos próprios funcionários da empresa a partir de uma mobilização interna na companhia.
Jornalismo de luto




Como em todos os setores social e profissional, o meio jornalístico maranhense sofreu também perdas de vidas nesta batalha contra a Covid-19. Nós, editores e colaboradores desta coluna, lamentamos nos solidarizamos com as famílias da jornalista e colunista social Rosenira Alves e do também jornalista e vereador de São Luís João Batista Matos, ambos falecidos nesta semana, vítimas de complicações da Covid 19. Que Deus conforte seus familiares nessa hora de dor e tristezas.
Legendas – Rosenira Alves e João Batista Matos