Paulistano tem 25 anos de serviços dedicados à saúde no Maranhão


A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na última sexta-feira (24), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao administrador hospitalar Plínio Valério Túzzolo, diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE– HSLZ).


A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Glalbert Cutrim, que destacou a importância do homenageado na área da saúde:


“Estou muito feliz de poder homenagear quem presta um excelente serviço ao povo do Maranhão. O administrador hospitalar Plínio Túzzolo, veio de São Paulo e há 25 anos está aqui conosco; e sempre trabalhou na área da saúde como gestor de diversos hospitais públicos. Fico muito feliz de poder homenageá-lo com o Título de Cidadão Maranhense”, declarou o Dep. Glalbert Cutrim.


A Cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e representantes do setor da Saúde, que destacaram a trajetória do homenageado e suas ações no fortalecimento do sistema hospitalar e na melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
25 anos de compromisso e dedicação à saúde maranhense
O Título de Cidadão Maranhense concedido a Plínio Valério Túzzolo reconhece sua contribuição de mais de 35 anos à gestão hospitalar, sendo só em São Luís 25 anos dedicados de forma ininterrupta a essa missão.


Natural de São Paulo, Plínio Túzzolo é formado em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Hospitalares (IPH) e em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).


Em 2000, mudou-se para São Luís para dirigir o Hospital Dr. Carlos Macieira, à época sob administração da Pró-Saúde. Desde então, consolidou uma trajetória de compromisso e dedicação à saúde pública do Maranhão. Ele atua no Grupo Mercúrio (HSLZ) desde o ano de 2011, e atualmente exerce o cargo de diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual / Hospital São Luís (HSE – HSLZ) e do Centro Ambulatorial e de Diagnóstico Holandeses – CADH. Também é o Diretor da Regional Maranhão da Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares – FBAH desde 2017.


“Esse é o maior prêmio que eu poderia almejar: O reconhecimento através do Poder Legislativo e a outorga da cidadania maranhense, que me honra e me orgulha sobremaneira. Estou no Maranhão há 25 anos, sempre atuando na área de saúde. A gente procurou desenvolver um trabalho humanizado e que viesse ao encontro das necessidades de quem precisa de saúde. Quero externar aqui meu agradecimento a toda a comunidade maranhense, especialmente às empresas que me geraram a oportunidade de estar aqui, em especial o Grupo Mercúrio do também homenageado Paulo Braid Ribeiro. Eu vim para ficar dois anos e já estou aqui há 25 anos. Amo o Maranhão e os maranhenses. Esse título é para mim, motivo de muito orgulho”, disse Plinio Túzzolo.


Em seu emocionado discurso, o mais novo maranhense fez questão de agradecer aos pais, esposa, filhos e familiares, além da sua família adotiva que são os colaboradores do HSE. Citando Ferreira Gullar, ele usou a expressão do poeta “coração de menino” para descrever sua emoção. De Bandeira Tribuzzi, pegou emprestado o trecho da Louvação a São Luís “sonhos do futuro, glórias do passado” para agradecer a todos que fazem parte sua jornada em 25 anos no Maranhão e pelas “glórias do passado” que o permitiram ser merecedor dessa homenagem. Agora, com muita alegria em seu “coração de menino”, repleto de “sonhos do futuro” Plínio Túzzolo disse que pretende seguir servindo aos maranhenses, na missão de trabalhar em prol da saúde, que é segundo ele, seu maior propósito de vida.


Texto: Adriana Vieira
Edição: Gutemberg Bogéa











































































