Uma festa mágica que ficará na memória dos vitorienses, assim foi a primeira Serenata Volante que marcou o ato inicial das festividades dos 240 anos da inauguração da Igreja Matriz no município de Vitória do Mearim, em 1784, marco inicial da história moderna local.
As comemorações na cidade de Vitória do Mearim, distante 178km da capital São Luís terão continuidade com uma vasta programação nos finais de semanas dos dias 07, 14 e 15 de dezembro. Entre as atividades: II Seminário de Valorização Histórico-Cultural de Vitória do Mearim (6 Palestras), Mostra da Biografia Vitoriense, Exposição de Xilogravuras do artista vitoriense Airton Marinho Macedo, Mostra do Talento da Academia Vitoriense Jovem, Diplomação de sócios correspondentes – honorários – beneméritos da Academia Vitoriense, Homenagens a personalidades históricas de Vitória do Mearim, lançamento de Livro sobre a história local, Celebração religiosa, Música para Vitória – Concerto Comemorativo.
De acordo com Washington Luiz Maciel Cantanhede, Promotor Público Estadual, idealizador e organizador das festividades, as atividades buscam valorizar a cultura e fazer um resgate de fatos marcantes do município, rememorando trajetórias, lutas que enaltecem os acontecimentos históricos vitorienses.
“É uma forma de trazermos do limbo vários nomes que foram importantes no nosso passado, que estavam completamente esquecidos. Então é um trabalho lento, com muita resistência e persistência, mas que nos deixa muito honrado e realizado com o êxito dessa manifestação de tradição religiosa secular”, assinalou, Washington Cantanhede.
Texto: Gutemberg Bogéa