Senac assina contrato para construção de Centro de Educação Profissional

O moderno e amplo equipamento educacional será construído no município de Açailândia

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Estado do Maranhão, José Arteiro da Silva, assinou na manhã desta terça-feira, 16, contrato referente à obra de construção de um moderno e amplo Centro de Educação Profissional no município de Açailândia. A empresa vencedora do processo de licitação foi a JB Construções e Incorporações, com sede em São Luís.

José Arteiro da Silva, Presidente da Fecomércio-MA, assina contrato para a construção do Senac em Açailândia – Foto: Assessoria Senac

A obra está prevista para iniciar no próximo dia 1º de julho, e deve ser concluída em 18 meses, conforme prazo informado pela construtora. Ao todo, serão 2.937,30 m² de área construída, licitada pelo valor de R$ 7.305.036,00 (sete milhões trezentos e cinco mil mil e trinta e seis reais), e serpa realizada pelo Senac/MA em parceria com o Senac Nacional. O Centro contará com salas de aula, laboratórios de Hardwares/Softwares e Redes, Multiprocedimentos (saúde), Laboratório de Beleza, Operador de caixa e Telemarketing, Laboratório de Cozinha, Laboratório de Modelagem, Biblioteca e Auditório reversível. Toda essa estrutura em um ambiente agradável em dois pavimentos e voltado para a acessibilidade, proporcionada por rampas, banheiros adaptados e plataforma elevatória.

Presente na ocasião de assinatura do contrato, via webconferência, o diretor da Fecomércio/MA e membro do Conselho Regional do Senac, Djalma Sousa Chaves, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia, destacou a importância da construção para a cidade. “Existe uma grande expectativa, pode-se dizer até que será um marco para o município, pois temos um comércio ativo, temos grandes empresas chegando na cidade, essa construção gera mais expectativas de que vamos ter um comércio mais forte”, ressaltou. “Avalio como uma grande conquista este momento, principalmente diante desse cenário de pandemia, pois sinto que, aos poucos, a cidade vai crescendo, se fortalecendo, gerando novas expectativas, os empresários vêem isso com bons olhos, pois eles estão investindo em melhorias, qualidade dos produtos, tipos de produtos que mais se adequam à cidade de Açailândia, então é um momento de felicidade, de expectativa, e assim nós vamos conduzindo e acredito que esse marco será muito significativo dentro de Açailândia”, concluiu.

A preocupação ambiental também é um dos destaques da construção. O Centro de Educação Profissional do Senac em Açailândia, vai possuir um sistema de aproveitamento de águas como forma de minimizar o uso dos recursos naturais, Estação de Tratamento de Esgoto de 30 m³, e captação das águas pluviais para manutenção dos jardins, áreas verdes, limpeza de pisos e áreas comuns, bem como reutilização nos aparelhos sanitários, além de infraestrutura para energia solar. A edificação se ajustou ao terreno, buscando o conforto térmico e captação da iluminação natural para as áreas comuns e circulações internas.

Jamil Maluf sócio-proprietário da JB Construções e Incorporações – Foto: Assessoria Senac

De acordo com um dos sócio-proprietários da JB Construções e Incorporações, Jamil Maluf, nesse momento a empresa inicia o planejamento das atividades. “Primeiro, nós solicitamos o alvará de construção, em seguida já vamos iniciar o processo de contratações, a conta contratação de funcionários deve ser de, em média, 90% de pessoas de Açailândia, da região”, pontuou. “Vamos iniciar também a preparação do canteiro de obras, seguindo as medidas adequadas que o momento exige, com toda segurança sanitária para os funcionários e terceirizados durante a obra”, completou.

José Ahirton Batista Lopes, Diretor Regional do Senac no Maranhão – Foto: Assessoria Senac

Também participaram do ato, o vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão, Antonio de Sousa Feitas; os diretores da Fecomércio/MA e membros do Conselho Regional do Senac, Djalma Sousa Chaves (via webconferência), Maurício Aragão Feijó e José Pereira de Santana; e o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes.

Texto: Andréa Barros

Edição: Gutemberg Bogéa



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *