Com apresentação especial do coreógrafo e bailarino, Marcelo Grangeiro, junto com sua esposa e também bailarina, Damyla Maria, foi aberta a 15ª Semana Maranhense de Dança, um evento cheio de emoção e expressão corporal, que tem o objetivo de fortalecer os vínculos, promover a cultural e fomentar a troca de conhecimentos e experiências artísticas, por meio da dança. Considerada uma das maiores programações culturais do estado, a Semana traz uma programação vasta de atividades para toda a população até o próximo dia 11 com encerramento na Concha Acústica.
A cerimônia de abertura, que teve como cenário o pôr do sol do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, iniciou com as apresentações dos alunos do Núcleo de Arte-Educação (NAE) com as coreografias “Reinvenções”, “Ayô” e “Dez para seis”. Logo depois, teve a apresentação da nova coreografia “Tu Vens” de Marcelo e Damyla, que foi ovacionado por todo público. Por fim, teve a transmissão do espetáculo “Titiksha”, em formato online.
Na oportunidade, Marcelo Grangeiro destacou a emoção de ter se apresentado e participado da abertura do maior festival de dança maranhense, além disso evidenciou a felicidade de ser a personalidade homenageada da Semana Maranhense de Dança de 2021. “É uma honra muito grande abrir a 15ª Semana Maranhense de Dança com uma coreografia feita por mim e pela minha esposa, Damyla. Foi um momento ímpar nas nossas vidas, também por ser a primeira vez que dançamos para os nossos dois filhos. Além disso, tenho a felicidade de ser o homenageado da Semana, que é algo incrível pois prestar homenagens a pessoa que estão em produtividade, é algo que me orgulha muito de ser essa pessoa e representar todos os maranhenses, apaixonados pela dança”, realçou.
Na ocasião, a diretora artística da Semana, Bianka Marques, destacou todo o empenho da produção do evento para construir uma programação especial que emocione ao mesmo tempo que valorize todas as linguagens da dança do Maranhão.
“Esperamos que a Semana seja maravilhosa para toda a população, apaixonada pela dança. Estamos com uma equipe que está muito empenhada a fazer uma programação marcante, trazendo e enaltecendo as linguagens da dança, dentro da semana. Então a gente tem uma programação bem legal, bem vasta para galera da área da dança que quer dançar e que quer discutir o desenvolvimento da dança no nosso estado. Esse é nosso principal objetivo, pensar em quem dança, mas não só quem é profissional, mas quem gosta da dança, o que torna nossa semana bem eclética. É importante destacar que a Semana é híbrida, por isso a gente está fazendo as atividades presenciais e transmitindo tudo pelo Youtube. Esse também é propósito da semana, pensar em todo mundo e em vários espaços, por isso nossa programação está espalhada por diversos pontos da cidade”, assegurou.
A professora de Educação Física e aluna de dança, Emanuelle Mendes, estava prestigiando a abertura do evento e declarou a emoção de assistir à apresentação e a alegria de poder participar da Semana, novamente, e suas expectativas para atividades. “Eu adorei a apresentação de dança contemporânea do Marcelo e a abertura da Semana Maranhense de Dança. Foi uma ideia incrível fazer a abertura nesse local, especificamente, porque é aberto e isso possibilita que outras pessoas que não têm a oportunidade de ver os espetáculos de dança, podem criar uma proximidade bem maior. Estou com muitas expectativas para o início da Semana, porque vou participar das oficinas e vou participar de tudo”, declarou Emanuelle.
A Semana Maranhense de Dança segue até o dia 11 de dezembro. O evento realizado pelo Grupo 8 com patrocínio do Grupo Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado e tem por objetivo fomentar a atividade cultural e toda a cadeia produtiva ligada à dança no Maranhão.
Oficinas e espetáculos
As oficinas que compõem o evento tiveram início na segunda-feira, 06, com o workshop “Dança Contemporânea” com a Companhia de Ballet de São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). E seguem ao longo da semana com workshops, espetáculos e diversas atividades.
Para participar das atividades, basta acessar no Instagram da Semana Maranhense de Dança (@semanadedanca_ma_2021), pois o link para inscrição está disponível na bio da página, junto com toda a programação. Bianka Marques explica sobre as inscrições e orientações para quem quer participar das atividades.
As entradas para qualquer atividade da Semana são gratuitas. Como sugestão apenas a contribuição de um quilo de alimento não perecível para ajudar a quem precisa, mas é apenas uma sugestão, não é obrigatório. Para quem quer participar das oficinas, a sugestão é que chegue mais cedo para poder se organizar. Já para quem quer ver os espetáculos, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo.
Programação
Dia 09/12 – Quinta-feira
– 11h30 – Webinar “Jazz com olhar na contemporaneidade e o Mercado” com Caio Nunes (RJ) – Online;
– 16h – Workshop – Tambor de Crioula com Carla Coreira – Praça da Faustina;
– 16h – Rodada de Negócios – Museu de artes visuais;
– 19h30 – Espetáculo – Ancés.
– 19h30 – Workshop – Dança de Salão com Marcelo Grangeiro – no Teatro Arthur Azevedo;
Dia 10/12 – Sexta-feira
– 09h – Workshop Acro-dança com Mauro Nascimento – Casa do Tambor;
– 13h – Memórias da Semana – Online;
– 14h – Workshop Afrobuck com Gilvan Santos – Casa do tambor.
Dia 11/12 – Sábado
– 10h – Workshop “Pole dance” com Kelly Albuquerque – Estúdio UPSIDE;
– 17h – Batalha Negro Cosme – Concha Acústica;
– 18h – Cerimônia de Encerramento – Concha Acústica.
Legendas:
Foto 1: Apresentação da nova coreografia “Tu Vens” de Marcelo e Damyla Maria, na abertura da Semana Maranhense de Dança – Foto: Divulgação
Foto 2: Alunos do Núcleo de Arte-Educação (NAE) se apresentam na 15° Semana de Dança – Foto: Divulgação
Texto: Val Oliveira