A retomada do turismo após o período mais crítico da pandemia está trazendo novas estratégias de inovação para a segunda etapa do projeto Rota das Emoções. O roteiro turístico, que inclui cinco municípios do Maranhão (Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Paulino Neves e Araioses) e a capital São Luís como portão de entrada; o Delta do Parnaíba, no Piauí e Jericoacoara, no Ceará, consolidou-se como um dos destinos mais procurados pelos turistas nos últimos anos.
Oficina realizada em Tutóia também reuniu empresários do setor de hospedagem, alimentação, artesanato, agências de viagem e cooperativas – Foto: Divulgação
Nesta segunda fase do Rota das Emoções e seus Novos Desafios, executado pelo Sebrae nos três estados, as ações terão foco ainda maior na inovação, sustentabilidade, tecnologia, governança e acessibilidade, reforçando o conceito de destino turístico inteligente. Até 2023, a instituição investirá no projeto R$ 2,1 milhões.
No início de maio será realizado, em Barreirinhas, o lançamento da segunda fase do Rota das Emoções e seus Novos Desafios, que já começou a ser implementada desde o início deste ano e que contará com ações previstas para execução até dezembro de 2023.
O objetivo nesta nova fase é ampliar a competitividade das empresas localizadas no território da Rota das Emoções através da estratégia de destinos turísticos inteligentes, atuando com metodologias inovadoras para a aplicação de práticas de turismo sustentável que proporcionem experiências inesquecíveis para os turistas.
Estruturação das ações
Para realizar um diagnóstico das atuais demandas dos parceiros, esta semana o Sebrae Maranhão concluiu, em São Luís, uma série de seis oficinas de estruturação para a segunda fase do Rota das Emoções.
A gerente do Sebrae em Lençóis-Munim, Esther de Freitas, informou que participaram das atividades 200 empresários do setor de hospedagem, alimentação, artesanato, agências de viagem e cooperativas dos municípios contemplados pelo projeto no Maranhão. “As empresas que ainda quiserem participar dessa nova fase do projeto podem entrar em contato com o Sebrae”, sinaliza Esther.
Para a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, a oficina é um momento de ouvir as demandas e sugestões dos parceiros. “Ainda temos muitos desafios e é de suma importância escutar os parceiros para que se sintam parte do processo e possam colaborar dentro da competência de cada um”, afirmou ela.
São Luís sediou uma das oficinas de estruturação por ser uma das portas de entrada e saída da Rota das Emoções. Uma das ações que constam nesta segunda fase do projeto será um famtour com parceiros maranhenses dos municípios que compõem a Rota das Emoções para conhecerem os pontos turísticos da capital e, desta forma, recomendar e orientar os turistas que estiverem no destino.
Para o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que participou da oficina, as estratégias discutidas foram fundamentais para pensar e dialogar o que de fato se quer da Rota com a retomada do turismo. “As entidades discutiram vários aspectos a serem melhorados como promoção, estrutura, qualificação do serviço, principalmente a governança, que é a integração de uma gestão cada vez mais de equidade enquanto destino competitivo. Este momento foi crucial para entender o turismo na Rota e, claro, o Sebrae sempre como um ponto chave de desenvolvimento e aplicação destas estratégias”, avaliou o secretário.
Outro ponto abordado durante as oficinas foi a questão da sazonalidade do turismo na região, apontando como problema a falta de atrativos para os turistas durante os períodos de baixa temporada.
No Maranhão, 323 empreendimentos turísticos foram cadastrados em 2021
De acordo com o Relatório de Impacto da pandemia de COVID-19 nos setores de turismo e cultura no Brasil, documento elaborado pelo Sebrae, em março de 2020 houve um aumento de 324,7% nas buscas de informações sobre “cancelamento de viagens”, quando comparado ao período de 2017 e 2019.
A partir de agosto de 2020, as buscas por roteiros turísticos sofreram um leve aumento, se comparado aos meses anteriores.
O relatório do Sebrae consta ainda que 323 empreendimentos turísticos foram cadastrados em 2021 no Maranhão pela Receita Federal. O percentual de empreendimentos turísticos renovados e cadastrados entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021 foi de +22,70%.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, ressaltou a importância do planejamento nesta retomada do turismo no Maranhão. “A expectativa é muito boa, porque surge aí o empreendedor que estava realmente sem foco, muito preocupado com a questão das dívidas e demissões e o turismo volta a trazer este ânimo e uma nova realidade”, afirmou ele, destacando o trabalho do Sebrae na melhoria da gestão dos empreendimentos e organização da cadeia produtiva do turismo.
Texto: Vitória Castro