A Secretaria Municipal de Turismo reuniu nesta quinta-feira o trade turístico para uma conversa on-line onde destacou a certificação internacional da capital maranhense como obtentora do turismo seguro, inspirando a confiança de viajantes no impulsionar da retomada do setor. O secretário Saulo Ribeiro falou sobre a conquista do Selo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) assegurando a cidade como destino que obtém os requisitos necessários para está entre os 20 atrativos brasileiros com certificação nacional.
O selo ‘Safe Travels’ é o primeiro selo global de segurança e higiene para viagens e turismo de destinos que seguem os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 nas atividades turísticas. Os pré-requisitos para a obtenção do selo, que tem o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de cerca de 200 grandes empresas do setor em todo o planeta, são atualizados conforme as informações disponíveis sobre a Covid-19. A marca segue ainda recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Será criado um site onde ficarão disponíveis os protocolos a serem seguidos. Será necessário preencher os termos de aceite do protocolo, a Setur analisará os pedidos e será disponibilizado o selo conforme a avaliação interna do empreendimento. O selo será disponibilizado para uso e a Setur será o agente fiscalizador. “Ficaremos responsáveis por visitar os locais e analisar se os procedimentos estão sendo seguidos. Caso não estejam, retiraremos a concessão do selo para o empreendimento”, explica Saulo Santos, ressaltando a importância do Selo e de seguir os protocolos sanitários.