Projeto encanta usuários do transporte coletivo

Músicas tradicionais natalinas e canções que trazem como tema união, paz e amor, foram interpretadas por artistas locais

 “Missão cumprida”. É dessa forma que a idealizadora e produtora executiva do “Natal da Integração”, Cássia Melo, define a segunda edição desse projeto realizado pelo Grupo Oito e patrocinado pela Equatorial Maranhão e pelo governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Pelo segundo ano consecutivo, o “Natal da Integração” levou a energia do período natalino para dentro dos terminais de Integração de São Luís e transformou a rotina dos terminais da Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac, São Cristóvão e Distrito Industrial. Apresentações de corais e de grupos instrumentais encantaram e emocionaram os milhares de usuários do transporte coletivo que passaram pelos terminais durante a realização do projeto.

A musicalidade natalina em canto corais maranhenses- Foto: Divulgação

“Mais uma vez o ‘Natal da Integração’ cumpre a sua missão que foi levar harmonia, paz, tranquilidade e a atmosfera natalina para o público que está no dia a dia nos terminais de ônibus. São pessoas que, muitas vezes, não têm acesso à música, ao lazer e a arte. Foi uma pequena contribuição que agradeço a todos que apoiaram, à Equatorial Maranhão, à Fribal, ao governo do Estado, à Lei de Incentivo à Cultura e a todos os terminais que apoiaram essa linda ação”, explicou Cássia Melo.

Cássia Melo, idealizadora do projeto – Foto: Divulgação

A avaliação positiva da idealizadora do projeto é a muito semelhante à dos usuários do transporte coletivo, que foram surpreendidos com o clima do Natal. “O projeto aqui tocou demais meu coração. Tenho certeza de que tocou de muitas outras pessoas. Foi incrível”, afirmou a dona de casa Denise Lindoso

A dona de casa Maria Elisa fez questão de prestigiar as apresentações antes de seguir viagem. “É uma iniciativa muito boa. Estamos precisando de paz, de amor. É algo especial presenciar apresentações belíssimas”. A estudante Tina Sousa também agradeceu as músicas para acalmar os corações. “Traz uma calma, tranquilidade para os nossos corações. Desperta paz, algo que estamos precisando muito”, revelou.

Apresentações

A música como terapia para o dia dos transeuntes – Foto: Divulgação

Ao todo, foram 12 apresentações por dia, sendo três atrações em cada terminal simultaneamente. No repertório, músicas tradicionais natalinas, além de canções que trazem como tema a união, a paz e o amor, interpretadas pelo Coral da UFMA, Coral Ceuma, Coral Madrigal Santa Cecília, Coral Artecanto Emem, Grupo Cantinho do Choro, Grupo MaraBrass, Coral do Sesc Vozes da Sabedoria, Orquestra de Violões, Coral Apae, Alessandro Freitas Duo, Thiago Fernandes Duo e Neilan Violino Duo.

Um ambiente regido pelo espírito natalino – Foto: Divulgação

O “Natal da Integração” é uma realização do Grupo Oito e conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem, ainda, o apoio das empresas de ônibus Viação Primor, Via SL, Rede 6, Consórcio Central, Consórcio Upaon-Açu além da Fribal.

Texto: Aidê Rocha



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *