É tempo de aproveitar as noites de clima ameno para “pular a fogueira”. Época das festas juninas, realizadas em praticamente todo o Brasil. No Tocantins não seria diferente, com festas em escolas, ruas, comunidades católicas, patrocinadas por prefeituras, instituições públicas e privadas.


Uma das festas mais tradicionais do Estado tem praticamente a idade de sua cidade de origem, Palmas, que chegou aos 33 anos de fundação no mês de maio. O 30° Arraiá da Capital acontece entre os dias 22 e 26 de junho, no estacionamento do Estádio Nilton Santos. Concurso de quadrilhas, comidas típicas, muito forró e arrasta-pé compõem a fórmula de sucesso.
Além da aguardada disputa de quadrilhas, a população poderá curtir em todas as noites apresentações de sanfoneiros no Coreto do Forró e na praça de alimentação. No palco principal estão confirmados shows com os artistas regionais Clayton Farias, Meninas do Forró e Théo Santana. As atrações nacionais são as bandas Falamansa, na noite de abertura, e Cia do Calypso, no encerramento.


O evento tem como atração principal os concursos. O primeiro, para definir a Rainha do Arraiá, será no dia 22, com representantes de 14 grupos. Serão escolhidas a Rainha, primeira e segunda princesas.
As apresentações do dia 23 serão das quadrilhas candidatas do Grupo de Acesso, Fogo na Cumbuca e Explosão Amor Caipira. Também são desta categoria das quadrilhas do dia 24: Já Vim Já Vou, Nação Junina e São João das Palmas. As apresentações nas duas noites seguintes são as mais aguardadas, do Grupo Especial, com Estrela do Sertão, Encanto Luar, Matutos da Noite, Arrasta Pé do Liberdade e Coronéis da Sucupira no sábado e Pula Fogueira, Fulô de Mandacarú, Cafundó do Brejo e Pizada da Butina no domingo.


A premiação para a vencedora do Grupo Especial será de R$ 30 mil. Também haverá premiação para o Melhor Animador/Marcador; o Melhor Casal de Reis e o Melhor Casal de Noivos do 30º Arraiá da Capital. A apuração será no dia 27 de junho.
Acontecendo continuamente desde 1993, o Arraiá da Capital é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).
“Verificamos que, após dois anos de pandemia a população está com uma vontade enorme de festejar, de comemorar”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis, ressaltando 32 comerciantes estarão atuando durante a festa, na praça de alimentação, nas arquibancadas e nos food trucks.
Texto: Seleucia Fontes











































































