Começou nesta quinta-feira (03.11), no Rio Grande do Sul, um dos mais tradicionais eventos de negócios turísticos das Américas. A 34ª edição do Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) segue até sábado (05.11) e deve atrair 12 mil participantes e gerar 500 empregos temporários, movimentando R$ 25 milhões na região. O MTur, patrocinador máster do evento, tem um estande de 154 m², onde estão expostos roteiros gastronômicos do projeto Experiências do Brasil Rural, voltado ao fomento do turismo no campo.
A abertura oficial, no Palácio dos Festivais, contou com a presença do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, representando o ministro Carlos Brito.
O evento reúne mais de 2.500 expositores no Serra Park, proporcionando a promoção de produtos, destinos e um intenso networking. Além da feira geral, organizada pela empresa Rossi & Zorzanello, o Festuris disponibiliza áreas segmentadas, a exemplo da Luxury, do Green Experience, do Business & Innovation, e do Food & Drinks Experience, bem como a exposição de 40 destinos estrangeiros.
Dados da organização da Feira Internacional de Turismo de Gramado revelam que a meta de vendas de espaços no local superou em 15% os números de 2019, anteriores à pandemia de Covid-19. Em 2021, o Festuris reuniu 8 mil inscritos e teve mais de 10 mil reuniões agendadas, com cerca de 1.700 marcas em exposição e 15 destinos internacionais espalhados por 22 mil m².
Projeto – O Experiências do Brasil Rural é desenvolvido em parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto garante apoio técnico a empreendimentos da agricultura familiar, no sentido de oferecer experiências memoráveis aos visitantes e, desta forma, proporcionar o desenvolvimento do turismo no campo.
A primeira edição envolveu oito roteiros, focados em queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia: a Rota Amazônia Atlântica (PA); a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA); o Agroturismo (ES); as rotas do Queijo Terroir Vertentes e das Terras Altas da Mantiqueira (MG); o Caminhos do Campo (SC), a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial (RS).
Já a nova edição do projeto engloba seis roteiros rurais, ligados às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel. São eles o “Caminhos de Dona Francisca” (SC); a Rota do Engenho e a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE); a Rota Verde do Café (CE); a Rota Turística do Café e o Roteiro do Café e do Vinho, os dois últimos de São Paulo.
Agrinordeste – A exposição de roteiros do Experiências do Brasil Rural também é o foco do MTur na 29ª edição do Agrinordeste, maior feira indoor do agronegócio do Norte e Nordeste, que conta com estande do órgão. O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), começou no último dia 1º e segue até hoje 04.11, em Olinda (PE).
O Agrinordeste tem na agenda uma variada programação. As atrações incluem uma Feira de Produtos do Campo, reunindo aproximadamente 450 estandes de vários estados do país; o festival gastronômico Sabor do Campo, com 22 expositores e diversas oficinas, e o 14º Show de Lácteos, que apresentará os melhores produtos da região em um concurso de queijos e outras especiarias.
Texto: André Martins