Uma variedade de atrações acompanhará neste ano, no dia 14 de julho vindouro (sexta-feira), a partir das 9 horas, o 18.º Encontro de Miolos de Bumba-meu-Boi do Maranhão, que vai acontecer na Praça da Casa do Maranhão, na Praia Grande (Centro Histórico de São Luís). Além do já tradicional Cortejo dos Miolos, pelas ruas da Praia Grande, haverá exposição das capoeiras com os couros bordados, apresentação de bandas musicais, rodas de conversa, exibição de grupos de bumba-meu-boi com a presença de cantadores.
O patrocínio é da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH); produção e realização: Rajadus; e apoio da Associação dos Miolos de Bumba-meu-Boi.
A festa começou, em 2001, no Bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, e, diante da proporção do encontro, ela passou a ser realizada, anualmente, em julho, no Centro Histórico de São Luís. Todos os anos, homens e mulheres que dão vida ao boi no auto junino se reúnem no centro da Capital maranhense, saem em cortejo e depois se juntam para dançar. “O Encontro dos Miolos, antes chamado de Cortejo dos Miolos, vem fazer uma justa homenagem a uma das mais importantes personagens do bumba-meu-boi, justamente o ‘miolo’, o homem que leva e dá vida ao boi nos terreiros, um ator que não aparece na cena junina e que recebe esse tributo para ser destacado, sem passar despercebido. A importância desse encontro para a Cultura Maranhense é sua contribuição com a preservação e promoção permanente das manifestações culturais tradicionais, com especial atenção ao bumba-meu-boi, patrimônio imaterial do mundo!” –- explicou a produtora cultural Márcia Renata, que faz parte da organização do evento.
Redação JP Turismo