Já está marcado, há muito tempo, no calendário dos brasileiros e dos maranhenses, em particular: Mês de julho é sinônimo de mês de férias. Muitos conterrâneos e compatriotas aproveitam o meio do ano para tirar férias, com o intuito de ficar com seus filhos durante o período em que eles não têm aulas, e isso até sugere uma ótima oportunidade para viajar com toda a família.
Tirar férias significa ir para longe do barulho permanente causado pelo trânsito da cidade, ir para lugares tranquilos, onde a natureza predomina, tomar banho em rios ou em praias limpas, buscar o ar saudável do campo ou ir em busca do refrigério das águas das belas cachoeiras da Chapada das Mesas. Deixar-se invadir pelo calor das águas das lagoas dos Lençóis Maranhenses, curtir uma trilha no meio de áreas ainda preservadas. Em suma, sair da mesmice, tirar férias de si mesmo, esquecer as atribulações das coisas repetidas, do insípido retorno das coisas já vistas.
Em tempo de pandemia, realmente, as precauções são normas que não poderão ser desconsideradas. De qualquer forma, guias de Turismo e agências de viagens apontam os destinos que entusiasmam interessados a procurarem passeios neste mês de julho. Destacam logo as cidades de Riachão e Carolina, localizadas no Sul do Maranhão, próximo de Imperatriz, que é a cidade utilizada como base para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Para os visitantes que aqui chegam é possível colher informações através de folhetos informativos (folders) distribuídos nas secretárias de turismo locais, agências e operadoras evidenciando os atrativos da região que compreende cerca de 160 mil hectares, com atrações como cachoeiras, cavernas, formações rochosas diversas, cânions, trilhas, mirantes e chapadas. “É um destino bacana para quem procura contato com a natureza”! — assinalam jornalistas e apresentam guias de Turismo, conhecedores dos principais atrativos.
Com a imagem da areia branca e fina marcando o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é outro destino que propicia a paz desejada a quem procura tirar uns dias de férias. As paisagens cinematográficas das lagoas de água doce, entre as dunas, formam um cenário único, e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses.
Para os que já estão com a viagem programada, é bom lembrar sempre de tomar todos os cuidados necessários por causa do Covid-19, utilizando máscaras, passando álcool gel permanentemente, e mantendo o distanciamento social. A atenção tem que ser redobrada durante o período de pandemia. Todo cuidado é pouco, na precisão de seguir sempre as recomendações das autoridades, e viajando apenas se for permitido. O importante é seguir todas as regras de segurança e se for o caso, adiar a viagem para uma outra temporada, o importante é permanecer seguro!
Apesar de todas as apreensões, neste mês de julho, por conta ainda do surto pandêmico da Covid-19, desejamos que as férias dos que vão passar viajando, ou vão curtir no aconchego dos seus lares, sejam de muito sucesso, saúde e paz!