Com a proximidade da alta temporada nos Lençóis Maranhenses, o Anacardier Privé Hotel, localizado no vilarejo Atins, renovou o cardápio do seu restaurante contemporâneo de alta gastronomia, aberto aos hóspedes o dia todo e ao público geral somente durante o jantar. A novidade promete proporcionar uma experiência gastronômica ainda mais requintada e refinada, com um toque de regionalidade.


Entre os pratos mais pedidos do antigo menu, o polvo grelhado e o papelote de pescada — considerado uma das opções mais regionais do cardápio — foram mantidos sem alterações. O raro camarão-tigre-gigante, encontrado no litoral do Maranhão, também permaneceu, mas passa a ser acompanhado de fettuccine ao nero com molho de tomates e pimentões assados no azeite de ervas.
Além de outros frutos do mar, como lula e mexilhão, o restaurante oferece carnes vermelhas bovinas. Entrada e prato principal sem carne foram adicionados ao cardápio fixo para atender a uma demanda crescente. Mesmo antes dessa inclusão, as refeições eram adaptadas de forma personalizada aos hóspedes que não consomem carne, assim como é feito para aqueles que possuem outras restrições alimentares. Agora, os passantes vegetarianos também têm alternativas na hora do jantar.
Ademais, os hóspedes contam ainda com cardápio exclusivo que oferta refeições mais casuais, como caldos, hambúrguer e iscas de peixe, por exemplo. “Criamos um novo menu regular mais focado na alta gastronomia para o jantar, quando recebemos hóspedes e passantes no restaurante. Mas quem se hospeda no hotel também pode consumir esses pratos no almoço e tem à disposição um outro cardápio, com mais opções para saborear a qualquer hora do dia”, explicou o chef de cozinha Marcelo Exel.
Semanalmente, o restaurante organiza experiências gastronômicas como a parilla, massas e risotos, peixe pranchado e noites temáticas. A agenda não é fixa, varia de acordo com as preferências e interesse dos hóspedes do hotel.
Texto: Juliana Vieira