Em uma noite de arte, cultura e gastronomia portuguesa, um dos mais importantes eventos do turismo nacional consolida sua trajetória histórica e o poder de sua conexão no mercado mundial


Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, foi aberto na noite de quinta-feira (07/11), a Festuris 2025. A solenidade realizada no Salão dos Festival da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul foi marcada por homenagens, apresentações culturais e resultados de um evento que ganhou notoriedade mundial e marca a edição 2025 como histórica e recordista com 17 mil participantes, cerca de 400 estantes e um crescimento de em relação ao ano de 2024.
Uma cidade em festa, em meio ao Natal Luz da cidade, que também foi aberto no mês de novembro e que por ocasião espera alcançar números recordes em sua 40ª edição, visto a procura pelo destino na Serra Gaúcha e o clima natalino que toma conta atraindo mais de 2,8 milhões de visitantes no período, superando esse número em 2024 com um orçamento de aproximadamente 37 milhões, o que o torna o maior Natal do mundo, segundo dados do Guinness World Records.


Uma cerimônia de muitas homenagens, em especial a entrega do troféu Amigos do Festuris a personalidades que contribuíram ao longo dessa trajetória histórica para o engrandecimento, fortalecimento e reconhecimento desse que hoje é considerado um dos mais importantes eventos de conectividade do turismo brasileiro com países dos mais diversos continentes.
O Festuris 2025 abriu suas portas para uma reflexão sobre o papel da humanidade e da tecnologia na construção do futuro do turismo, numa feira aberta ontem (7), no Serra Park, Gramado, e encerramento na tarde / noite dessa sexta-feira, 8 de novembro e uma programação bastante intensa de palestras, debates e tudo que uma feira propõem apresentar para que cada vez mais o Turismo cresça no país de forma interativa, responsável e sustentável.
Uma festa de agigantamento da autoestima do povo gaúcho que superou uma das mais catastróficas enchentes vista no Estado no ano de 2024, ganhando novas formas de superação pela força e determinação de sua gente e produtividade do trade turístico do Rio Grande do Sul.
Ao saudar o público, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.


Marta também destacou o protagonismo do turismo sustentável e a relevância do Brasil no cenário global, especialmente com a aproximação da COP 30. Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, destacou.
O diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso, destacou a importância do mercado brasileiro para o crescimento do turismo português. “Sem vocês, nós não conseguiríamos chegar onde estamos. Este ano, atingimos provavelmente mais de 32 milhões de turistas em Portugal, num país que só tem 10 milhões de pessoas. É muito importante o turista brasileiro em Portugal.”
Já o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, que representou o ministro do Turismo, Celso Sabino — atualmente na COP 30 —, ressaltou o avanço do turismo internacional no país. “Pela primeira vez atingimos 7 milhões de turistas internacionais no Brasil. Nunca tínhamos chegado nesse número, e queremos chegar neste ano a 10 milhões de turistas.”


O secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, representando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou o papel do Festuris como força motriz para o desenvolvimento do setor no Estado. “Nós estamos na abertura do mais incrível evento de turismo do Brasil e das Américas. Todos nós sabemos, Marta, Eduardo, o quanto vocês trabalham para fomentar essa economia que transforma vidas, que gera oportunidades e que tem se tornado a nossa maior potencialidade de crescimento e de recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul, no pós-enchentes”, finalizou o secretário.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu as boas-vindas ao público. “É um prazer recebê-los aqui em nossa cidade nesses três dias. O Festuris é ícone do turismo brasileiro, o orgulho da nossa terra, que há 37 anos foi criado em Gramado, assim como o Natal Luz, há 40 anos, também idealizado por nossa gente, nesta pequena cidade que hoje tem 44 mil habitantes.”
Com o propósito de conectar o mundo e construir legados, o Festuris consolida Gramado como o epicentro das grandes ideias do turismo nacional e internacional, reafirmando o compromisso do evento com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano.
Edição: Gutemberg Bogéa













































































