“A convenção é um momento de compartilhamento de conhecimento sobre o mercado, sobre destinos e sobre nossa empresa”. A frase é de Alejandro de La Osa, CEO da Europamundo Vacaciones (EMV), ao abrir as atividades técnicas do primeiro dia da edição de número 28 da Convenção Anual da empresa.
O encontro teve início na última sexta-feira (1/11), com coquetel realizado no hotel Kenzi Farah Rose Garden, em Marrakech, cidade do Marrocos que é sede do evento. Ao todo, quase 100 empresas e mais de 50 países estão representados por mais de 300 pessoas que integraram as agendas técnicas realizadas no sábado e domingo (dias 2 e 3), e seguem a partir de hoje (4), para roteiros paralelos pelo Deserto e pela Costa Atlântica até o final desta semana.
Esta é a segunda vez que o Marrocos foi escolhido pela Europamundo receber sua convenção. “Há 20 anos, fizemos nossa convenção nesta cidade. Tudo mudou muito, incluindo o destino, a forma de fazer negócios, os parceiros e, acima de tudo, as pessoas. O fato é: o mundo mudou. De um lado, os conflitos se intensificam e, o pior, se normalizam; de outro, o turismo ganha relevância para equilibrar e ajudar a construir um mundo melhor”, diz o executivo.
O início dos trabalhos da edição 2024 da Convenção Europamundo também contou com a participação de Khalid Mimi, diretor do Escritório Nacional de Turismo de Marrocos para Espanha, Portugal e América Latina. “Marrakesh é uma das capitais mais famosas de turismo do mundo e se prepara para receber 26 milhões de turistas em 2030. Para isso, contamos muito com negócios como o da Europamundo, que não só difunde nosso país em seu trabalho, como o escolhe para sua convenção mundial. Contamos muito com todos vocês para promover o destino Marrocos”, disse.
Alejando de la Osa também destaca a força do maior evento anual da companhia. “É aqui que trabalhamos para construir as próximas décadas. Estou convencido de que não há outro caminho: precisamos nos unir a este exército de gigantes que são vocês que estão aqui”, diz.
Com 169.793 passageiros transportados durante 2024, incluindo dados apurados entre janeiro e outubro e adicionando os mesmos indicadores de 2023 para novembro e dezembro, a Europamundo confirma o crescimento de 7% este ano, superando os 5% previstos.
O encontro, que reúne empresários e executivos das maiores operadoras do mundo, confirma a forma da América Latina na performance: em 2024, 80% das vendas da Europamundo foram efetivadas pelo trade da região. Entre os desafios apontados no encontro, a antecipação de vendas segue como desafio comum em todos os mercados, com 8% de passageiros de todo o mundo comprando com menos de 20 dias. “Temos que trabalhar e fazer um esforço para que estes quase nove mil passageiros comprem com mais tempo, assim como temos que premiar aqueles que com mais tempo – estes terão, por exemplo, benefícios e serviços adicionais”, antecipa Alejandro de la Osa.
Durante o jantar que encerrou as atividades do primeiro dia Convenção Europamundo 2024, o CEO e presidente das atividades da JTB na Europa, Goro Kido, agradeceu os parceiros e falou sobre a importância do encontro para um dos maiores grupos turísticos do mundo e do qual a EMV faz parte. “Esta é a minha primeira visita ao Marrocos e, para além do fato de que conhecer um destino novo é sempre uma experiência enriquecedora, é muito emocionante estar em um lugar que conecta tantas culturas. A família JTB tem a missão de fomentar a coexistência de todo mundo de forma pacífica e enriquecedora. Vamos seguir apoiando e fomentando o crescimento da Europamundo, sempre visando a conectar pessoas e contribuir para a paz de todo o mundo”, reforçou.
Texto: Luciana Gonçalves