As nossas agremiações carnavalescas, notadamente as escolas de samba, estão se movimentando visando ao carnaval de passarela, no Anel Viário, em 2022. Cinco escolas de samba de São Luís apresentaram os enredos para o Carnaval 2022, e quatro já estão com seus concursos em andamento, como os casos da Turma do Quinto, com 50 anos de carreira do cantor Josias Sobrinho; Flor do Samba (Saudade); Favela do Samba: Do Renascer da Grécia Antiga ao Berço da Cultura Popular: o legado do artista chamado Dionísio.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, do Monte Castelo, com 70 anos do Jornal Pequeno, Doa em Quem Doer, já apontou como samba vencedor a proposta dos compositores Riba Um (ex-colunista do Jornal Pequeno), Darlan Oliveira, Lucas Neto e Franklin Hudson. Por sua vez, a Turma da Mangueira, do Bairro João Paulo, anunciou seu tema do enredo e lançamento do concurso para a escolha da melhor proposta de samba com um coquetel: Morada Sagrada dos Reis da Encantaria no Maranhão.
Nesta semana, a tradição cívica também anuncia a passagem de mais um aniversário da Proclamação da República, evento que fez com que o Brasil deixasse de ser uma monarquia, governada pelo imperador Dom Pedro II, e passasse a ser uma República, governada por um presidente militar, o Marechal Deodoro da Fonseca. Aconteceu que militares tinham vencido a guerra do Brasil contra o Paraguai e voltaram para cá com a notícia de que éramos o único país da América que ainda era uma monarquia. Estudiosos do assunto analisaram também que esses militares se sentiram desvalorizados, depois da guerra, e estavam bastante insatisfeitos com a situação. Aí, em 15.11.1889, a Proclamação da República!
Em celebração a esse marco histórico, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, no carnaval carioca de 1989, no Centenário da Proclamação da República, campeã com este samba-enredo antológico: “Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós. E que a voz da igualdade. Seja sempre a nossa voz!”.
A luta tem sido muito dura para o povo brasileiro. As dificuldades vão se apresentando cada vez mais reais na vida do cidadão, consequências que resultam, diariamente, na mesa que era farta da família, no combustível, cada vez mais alternado de valores, que não permitem uma matemática exata daquilo que se gasta ao fim do mês, o que gera desacertos.
Enquanto isso, o cidadão de bem se desgasta com as incertezas e com a certeza de que o pior só pode ser combatido com as forças que vem dos céus, de Deus, em suma, muita oração, fé e determinação para vencer os obstáculos.