Comunicadores especializados de todo o País e trade turístico do Pará celebraram retomada do setor em uma das regiões mais belas do País, Santarém, durante a realização do Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encontur), evento oficialmente encerrado na noite de quarta, em Alter do Chão, que terá extensão até a Ilha de Marajó, até o dia 23. O evento é realizado pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur Pará), em parceria com do Fórum Internacional de Comunicação de Turismo (Ficet).
O destino turístico e a programação técnica atraíram cerca de 80 profissionais que se propuseram a realizar uma jornada de conhecimento acerca das novidades da divulgação especializada, bem como vivenciarem a tendência deste momento pós-pandêmico, com a retomada de operações turísticas com foco nos destinos nacionais distantes dos grandes centros.
A avaliação positiva dos organizadores e dos participantes colocaram o Encomtur no calendário oficial de eventos turísticos do Pará, que revelou uma gama de atrativos de qualidade e outros tantos a serem revelados, além de uma cultura riquíssima e de uma gastronomia elogiável.
“Só tenho a agradecer aos profissionais que vieram de todo o Brasil para participar do Encomtur, e aos nossos parceiros que deram o suporte para a realização deste evento. É unânime o entusiasmo dos participantes com o destino Santarém/Alter do Chão, isso já pode ser confirmado em suas redes sociais e tenho certeza que teremos ótimas matérias revelando maiores detalhes e estimulando o desejo de conhecer o Pará”, comemorou a presidente da Febtur Pará, Christina Hayne.
Representante da Azul Linhas Aéreas no evento, Marcelo Bento Ribeiro falou das perspectivas de recuperação após a pandemia, ressaltando o crescimento da demanda doméstica. “O turismo mudou, as pessoas estão em busca de novas referências em informações, temos que tratar o turismo como atividade econômica”, afirmou.
“Desenvolver o estado através do turismo é uma política do Governo do Pará e Santarém é uma prioridade”, disse o secretário de Turismo do Pará, André Dias, durante a abertura do evento, lembrando o trabalho sério e ético da jornalista Christina Hayne e demais envolvidos na organização do Encomtur. “Não tivemos dúvida em apoiar o Encomtur, estamos acompanhando este projeto há alguns anos”, ressaltou, lembrando que a região é mais que um destino de praia e Sol, pois apresenta uma cultura forte, com destaque para o Sairé, celebração que deverá ser retomada em sua totalidade em 2022.
“Para nós é uma honra poder sediar este evento”, pontuou o secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, enquanto o secretário de Cultura Luiz Alberto Figueira, o Pixica, disse que Santarém está de braços abertos para mostrar a cultura e a gente da região. Já o secretário adjunto de Turismo de Parauapebas, Celso Valério, que participou da programação técnica, ofereceu seu município para sediar o próximo Encomtur.
“Uma grande surpresa foi conhecer o Pará. Ou seja, superou minhas expectativas! Eu não conhecia a região Norte e fiquei encantada com a riqueza cultural, gastronômica e, principalmente, as belezas naturais”, revelou a jornalista de turismo Shis Vitória, do jornal Fan F1 e do site Sergipe Trade Tour. “Outro item fantástico da viagem foi explorar os passeios de barco na imensidão do rio Tapajós que parece até o mar, só que de água doce. Portanto, participar do Encomtur representa uma confraternização entre colegas de profissão que amam trabalhar com turismo, atrelado com vivências do destino”, completou.
Programação
O Encomtur contou com apresentações técnicas da Azul Linhas Aéreas e das secretarias de Turismo do Estado e prefeituras de Santarém e Parauapebas, além de iniciativas do turismo gastronômico, projeto Elas pelo Brasil, apresentações do último livro do escritor capixaba Altier Moulin, do Observatório do Turismo do Pará, entre outras atividades.
Também foram realizadas visitas técnicas pela Rota das Praias, turismo de base comunitária nas comunidades do Rio Arapicuns e município de Belterra, culminando em Alter do Chão, onde os participantes do evento tiveram oportunidade de assistir a apresentações culturais exclusivas e conhecer as belas praias da localidade.
“Com apoio dos nossos parceiros, foi possível elaborar uma programação que contemplasse visitações a estas áreas”, explica a presidente da Febtur Pará, realizadora do evento, Christina Hayne.
A organização do Encomtur contaou com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Sebrae/PA, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), Diretoria Regional do Tapajós-DRTap do Sindicato dos Jornalistas do Pará, entre outros parceiros.
Texto: Seleucia Fontes