São Luís possui uma grande variedade de oferta turística – do segmento de história e cultura ao de sol e praia. Para quem chega na cidade são inúmeras possibilidades para aproveitar sua viagem. É por isso que o setor de turismo tem apresentado crescimento, segundo o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que indicou aumento de 20.8% na arrecadação em 2021 em relação a 2020.


De acordo com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), houve a arrecadação de R$ 4,1 milhões no ano de 2021, superando os anos de 2020 (R$ 3,4 milhões) e também 2019, ano pré-pandemia (R$ 3,9 milhões).
“A gestão do prefeito Eduardo Braide está investindo fortemente no turismo de São Luís. Temos ações nas redes sociais, nas feiras de turismo nacionais e internacionais, com influenciadores digitais regionais e nacionais, além da divulgação da cidade na imprensa e em outros meios de comunicação. A capacitação de agentes de viagem e operadores de turismo também é destaque dentre as ações de promoção”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, ao falar sobre os dados positivos do setor turístico em São Luís.
O ISS sobre turismo arrecada imposto sobre serviços especificamente relacionados ao chamado grupo 13, que engloba atividades de turismo, hotelaria, eventos e similares. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 46.016 mil empregos gerados nos setores envolvidos diretamente e indiretamente com o turismo de janeiro a novembro de 2021, ou seja, com a melhoria do fluxo turístico para São Luís, há o aumento nos empregos neste setor.
As pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Luís, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), também apontam números crescentes e positivos: a Taxa Média de Ocupação Hoteleira de 2021 foi de 53,5% e a permanência média do turista foi de 2,5 dias.
“Trabalhamos muito as pesquisas na cidade para entendermos quem nos visita. Dessa forma, sabemos exatamente qual é o público que pretendemos atingir e como conquistar mais turistas para a cidade. O nosso objetivo é gerar cada vez mais emprego e renda para a comunidade”, finalizou Saulo Santos.
Texto inicial: Arlan Azevedo – Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís


O Secretário Municipal de Turismo Saulo Santos concedeu um espaço na agenda para responder algumas perguntas da equipe do JP Turismo
JP Turismo – De acordo com os relatórios acerca dos impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que indicaram aumento de 20.8% na arrecadação em 2021 em relação a 2020, quais as estratégias poderão ser aplicadas para que o aumento na arrecadação seja contínuo no setor e atraia novos investimentos no turismo de São Luís que durante todos esses anos luta com uma verba orçamentária irrisória?
Saulo Santos (Secretário) – A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realiza todas as suas ações de forma assertiva, seguindo dados de pesquisas que são realizadas constantemente, apontando o perfil do turista que recebemos. Também são analisadas informações como relatórios das redes sociais, contribuindo para entendermos quem nos visita e possibilitando criarmos estratégias de promoção para os Estados que buscamos impactar.
Realizamos ações de promoção nas redes sociais, e-mail marketing, eventos nacionais e internacionais de turismo, além de capacitações em agências de viagens e operadoras de turismo. Também contamos com a produção de matérias sobre São Luís que são enviadas regularmente para todo o país.
JP Turismo – Além do fomento do turismo, através de ações nas redes sociais, imprensa em geral, feiras nacionais, internacionais de turismo e qualificação da mão de obra de atividades em áreas que compõem a cadeia produtiva do turismo gerando empregos e aumento na economia, quais outras atividades estão sendo construídas para cada vez mais solidificar o turismo de São Luís, Cidade Patrimônio da Humanidade como cidade sustentável e responsável, reforçando essa nova ordem mundial que busca beneficiar as futuras gerações?
Saulo Santos (Secretário) – O trabalho da Setur é pautado em respeito e valorização da cidade, do meio ambiente, e do nosso povo também. Em todas as ações, buscamos apresentar a cultura local de forma que resguarde a nossa identidade, nossos valores e história também.
Inclusive, estamos desenvolvendo um Roteiro Quilombo Cultural, nos bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa com o objetivo de apresentar as manifestações culturais desses locais para cada vez mais pessoas, gerando, por consequência do fluxo de visitação, emprego e renda para a comunidade.
JP Turismo – Com a chegada do período junino e a grande transformação cenográfica que enaltece o São João do Maranhão como o maior do Brasil reconhecido como tal desde as décadas de 80 e 90, atravessando governos que minimizaram essa hegemonia e outros que alavancaram esse crescimento, como a Secretaria de Turismo de São Luís pode contribuir para que os festejos ganhem impactos grandiosos e fortaleçam cada vez mais as tradicionais festas da capital no âmbito global? Quais ações e atividades poderão incrementar ainda mais estas festas?
Saulo Santos (Secretário) – Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, em 2021, exaltamos as nossas festas populares, como o São João, em todos os materiais promocionais que são distribuídos em eventos nacionais e internacionais, nas redes sociais, na imprensa, e em todas as outras ações da Setur.
Em breve, a Prefeitura vai anunciar mais ações da pasta do Turismo para o São João ainda deste ano.
JP Turismo – O que fazer e como fazer para integrar as rotas Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará) e Sol Nordeste (São Luís, Tutóia, Jericoacoara, Paracuru e Fortaleza, esta última, lançada em 2021) ao calendário do maior São João do Brasil? E consequentemente aos festejos juninos do Nordeste?
Saulo Santos (Secretário) – Temos trabalhado a divulgação das rotas em todas as capacitações de agentes de viagem e operadores de turismo também. É muito importante fortalecer as parcerias que temos. Com o crescimento das rotas, também há o aumento do fluxo turístico para São Luís, inclusive no período junino.