Novas e boas notícias chegam para otimizar o turismo religioso no país, alavancar o desenvolvimento do produto, criar as condições de trabalho para que o segmento se fortaleça cada vez mais.
E através do Ministério do Turismo novas ações estratégicas para o setor estão sendo apresentadas em eventos nacionais. Em palestra, a representante do MTur destacou iniciativas para fortalecer o segmento. Na quarta-feira (27/11), a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, participou do Fórum Nacional de Turismo Religioso. O evento foi uma oportunidade de destaque das principais ações da pasta voltadas para o setor no tocante a religiosidade, onde foi ressaltado o grande potencial do turismo religioso.
Durante a palestra “Ações do MTur para o Turismo Religioso”, a coordenadora-geral apresentou iniciativas que reafirmam o papel estratégico do setor no fortalecimento cultural e no crescimento econômico do Brasil.
De acordo com Fabiana Oliveira, o turismo religioso no Brasil não atrai apenas fiéis e pessoas interessadas pela espiritualidade, promove também a integração cultural e socioeconômica. Ela aproveitou a temática do evento para mostrar que o turismo religioso tem oportunizado um diálogo entre as diversas religiões, ressaltando a interface do segmento com outras políticas do ministério.
Na ocasião foram apresentadas melhorias na infraestrutura dos destinos religiosos, possibilitando mais estruturas de acolhimento dos turistas e melhor capacitação das infraestruturas locais de receptivo. Os fóruns alertam sobre a necessidade do cuidado com os visitantes, buscando orientar na preparação da infraestrutura seja da cidade, ou do atrativo turístico, pontuando também a necessidade de preparação e formação de pessoas, na qualificação e capacitação da mão de obra.
O Fórum Nacional de Turismo Religioso que teve como tema “O Turismo Religioso como fonte de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, destacou importância de construção de pontes entre as diferentes referências e culturas.
Um evento que promoveu debates entre especialistas e líderes religiosos, fornecendo orientações práticas que serão compiladas em artigos científicos, especialmente como referência para o fortalecimento do setor nos próximos anos.
O objetivo é proporcionar uma visão mais ampla e regionalizada dentro da realidade das diversas regiões que compõem o território nacional.
O Fórum Nacional e os regionais estão sendo pensados para preencher uma lacuna no mercado de eventos religiosos no Brasil, para que o segmento possa ganhar um crescimento superior à média e também possa vim a ser uma alternativa para discussões cientificas, educacionais e profissionais.