Autor dos livros “ Cajapió Sua História Seu Povo e Seus Encantos e “ Cajapió- 100 Anos de Histórias Política”, que também se encontram à venda na mesma livraria, Garibaldi Segundo Farias, ao escrever “ A Verdade Deve Ser Contada” cujo prefácio é assinado pelo nobre escritor, professor e especialista em direito eleitoral, Flávio Braga, autor do Dicionário do Baixadês, desvenda os bastidores da política habitacional do Maranhão no período em que trabalhou na antiga Companhia de Habitação Popular do Maranhão ( COHAB-MA), criada em 1966 pelo então governador José Sarney.
Neste livro, o autor faz também referência a alguns fatos acontecidos nos bastidores das eleições de todos os governadores do Estado, a partir de 1966, bem como as obras realizadas pela antiga COHAB, até a empresa ser extinta em 1998 no governo de Roseana Sarney.
Com mais de três décadas de experiência naquela companhia de habitação, o autor oferece aos leitores uma visão das engrenagens do serviço público, suas realizações, suas contradições e seus avanços em busca do progresso social do Estado, mas também relata os desmandos políticos e administrativos que viu e ouviu na sua passagem por aquela empresa.
Com “A Verdade Deve Ser Contada”, o leitor terá em mãos uma pequena radiografia das importantes realizações da extinta empresa de construção de casas populares, assim como terá conhecimento de fatos inusitados de desvios de conduta praticados por alguns gestores que, se conhecidos por poucos, com certeza são ignorados por uma grande parte dos seus antigos funcionários.
Após seu desligamento da COHAB, em 2005, por motivo de aposentadoria, o autor, já como advogado, também registra nesta obra, a falta de controle dos recursos públicos quando esteve trabalhando em outros órgãos do Estado, a título de cessão e os desvios de conduta de alguns agentes públicos quando, fora do âmbito executivo, atuou em outros poderes como advogado.
O livro do escritor Garibaldi Segundo Farias e Silva não é somente um livro de memórias. É um documento importante que descreve a verdade e sua leitura é indispensável para os interessados e estudiosos da administração pública.
_________________________________________________________________________________________________________________