O carnaval de São Luís tem tudo para cair nas graças do povo brasileiro novamente com a diversidade de atrações nativas que existem na cidade. A festa poderia ser fortalecida em suas raízes, numa interação popular com as atrações que a capital maranhense rá receber na Avenida Litorânea e no circuito montado agora todos os anos no Anel Viário.
Reunindo todos esses atrativos, o Carnaval da Ilha só teria a ganhar! Com a boa-nova anunciada pelo governo de que o nosso folguedo começará, oficialmente, no dia 27 de fevereiro indo até 4 de março, na terça-feira gorda, e com a folia também no tradicional Circuito da Madre Deus, não temos nenhuma dúvida de que o carnaval de São Luís vai ser uma explosão de alegria, com um tamanho que não aconteceu, na verdade, nos últimos anos! E com a prefeitura fortalecendo seus circuitos de ruas e Feirinha São Luís aos domingos, dando mais possibilidades de atrações para os maranhenses e visitantes, tudo ficaria mais atrativo e diversificado.
É importante o investimento nas tradições culturais locais, pois os visitantes também buscam em suas andanças, o diferente, e São Luís possui essa característica carnavalesca única.
No Centro Histórico, a agitação movimentaria diversas ruas do bairro ocupadas por brincantes que se deslocam para o local oriundos de vários bairros de São Luís. Assim valorizaríamos as músicas e brincadeiras maranhenses, dentre blocos tradicionais, blocos organizados e alternativos, tribos de índio, Tambor-de-Crioula, e outros grupos.
No carnaval maranhense, apesar de algumas modificações efetuadas ao longo dos anos, ainda vale a pena ser resgatado sua essência durante a temporada pré-carnavalesca, nossas atrações são para todos os gostos e a alegria foliã do maranhense é cativante.
Não podemos investir nas atrações de fora, deixando as de casa a ver navios. Na hora que se vende o Maranhão nas feiras e eventos nacionais e internacionais, o que aparece nos estandes e painéis, são motivos ligados a cultura e as tradições locais., as imagens descrevem aquilo que o turista que ver no ambiente local, as raízes oriundas de nossos antepassados e suas brincadeiras que chegam a serem seculares.
Dai a importância de se repensar o carnaval local, sem deixar de ser futurista e sem deixar de trazer a São Luís as novidades do cenário nacional. Com certeza existe espaço para todos, e crescendo esse ambiente de festa, regado pela cultura local, São Luís só terá a ganhar, assim como o comércio informal e toda a cadeia produtiva, fortalecendo a economia do Estado.
agora sim nossos antigos carnavais foram resgatados,pois os circuitos litorânea, Madre Deus ,Reviver e anel viário ficaram perfeitos,pois tem bastante espaço para os foliões brincarem com toda segurança…parabéns aos gestores.
Com certeza será melhor e AUTÊNTICO.
O maranhense precisa viver intensamente suas tradições!
A tendência é um amplo crescimento turístico!