O Brasil tem colhido os louros de um país em total crescimento do setor de turismo. A promoção do país em mercados da América e Europa tem causado uma avalanche de turistas nos destinos brasileiros, principalmente atraídos pelas festividades do calendário cultural que oferece atrativos em todas as regiões da federação.
E assim o mercado brasileiro vai aquecendo, espalhando divisas através do setor em ampla ascensão. Os primeiros dois meses de 2025, mais recordes, com impactos visíveis em todas as regiões do país. De acordo com informações do Ministério do Turismo, os meses de janeiro e fevereiro, o número de turistas vindos de fora do país que desembarcaram nos principais aeroportos internacionais de todas as regiões aumentou 86% em relação ao mesmo período do ano anterior, dados esses de uma parceria com a Embratur e a Polícia Federal que reforça a total ascensão do setor e a sua importância para a economia nacional.
O Brasil registrou a maior entrada de turistas internacionais da história, mantendo o recorde observado nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros. O número representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo o crescimento observado no ano passado. Apenas em fevereiro, o desempenho na recepção desses visitantes marcou uma alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registrados 1.326.884 desembarques de viajantes internacionais.
Na capital maranhense uma programação diversificada com circuitos espalhados pela Beira-Mar, Avenida Litorânea, Madre Deus e Cidade do Carnaval no Anel Viário, movimentou a rede hoteleira na capital com hotéis atingindo até 100% de ocupação.
A onda crescente no movimento de turistas em São Luís tem sido percebida desde 2010 quando houve um incremento e crescimento de blocos alternativos no Centro Histórico da capital, o que requer uma melhor absorção das autoridades com relação ao potencial artístico, rítmico e cultural presente nas tradições momesca da capital maranhense.
Essa movimentação intensa na rede hoteleira comprova que o carnaval maranhense há décadas, aliado as novas tendências de shows e atrativos nacionais estão impulsionando o pré-carnaval e os dias oficiais da folia na Ilha.
Com uma das mais fortes tradições em carnavais, os estados da Bahia e Pernambuco alcançaram números que chegam a atingir 65% de visitantes, quase duplicando o percentual de visitantes do ano de 2024, só nos dois principais polos da folia nordestina.
O ano de 2026 promete ser ainda mais positivo para o turismo brasileiro. Eventos nos quatro cantos do país irão possibilitar ainda mais a difusão dos números crescentes que o Brasil tem conquistado. O reconhecimento a nível internacional tem elevado o patamar dos destinos brasileiros.
E assim o Brasil vai se fortalecendo com mais eventos e feriados como o da Semana Santa que já prospecta outra grande onda de visitações, turistas interessados em usufruir das belezas naturais dos mais diversos destinos brasileiros, assim como das tradições religiosas que movimentam o calendário nacional.
Antes disso, o mês de março ainda reserva outras possibilidades, como no Rio Grande do Norte, por exemplo que no município de Lagoa Nova promove hoje (14) e amanhã (15), a 6ª Expedição 4×4 da Serra de Santana, tendo com cenário o território do Geoparque Seridó, reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Por lá, os amantes do off-road vão poder combinar aventura, paisagens espetaculares e um mergulho na riqueza geológica e cultural da região. Um país cheio de surpresas e muitas riquezas históricas e culturais a serem conhecidas.