A Baixada Maranhense com seus caudalosos seus rios, lagos e planícies também é marcada por sua produção cultural. Nesta sexta-feira, 21 de março, será realizado um grande show em São Luís com artistas da região entre compositores, cantores, intérpretes, integrantes de grupos e mestres da cultura popular.
A iniciativa faz parte da Mostra Cultural Embaixadeiros, realizado pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI), por meio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão. O evento terá início às 19h, no Concento das Mercês, com entrada gratuita.
“A Baixada Maranhense é um verdadeiro celeiro de manifestações culturais e artísticas. Diante da sua importância cultural para o estado, o IESTI decidiu reunir esses artistas para mostrar a riqueza musical da região”, diz um dos coordenadores do projeto, Aziz Júnior.
O projeto Embaixadeiros foi idealizado por Aziz Júnior e pelos músicos Josias Sobrinho e Elizeu Cardoso, que também integram o elenco musical. No palco, passarão ainda Serrinha, Zé Olhinho, Ronald Pinheiro, Zeca Melo, Célia Leite, Osmar do Trombone e o tambor de Crioula do Mestre Felipe. “A Baixada tem muitas expressões e manifestações artísticas”, diz Josias Sobrinhos.
O show reunirá artistas da região, radicados em São Luís, que traduzem bem a diversidade das manifestações. Como é um espaço de mostra, pensamos em trazer, neste primeiro momento, a Baixada de compositores diversos”, explica Elizeu Cardozo. São artistas de cidades como Penalva, Cajari, Arari e Pinheiro, uma representação do Baixada legado cultural da Baixada maranhense para o Maranhão.
Texto: Franci Montelles