

Será exibido em Alcântara, no dia 30 de janeiro deste ano, a partir das 19 horas, no auditório do Ifma Alcântara, um curta-metragem intitulado “O Prisioneiro”, trabalho realizado a partir de uma composição musical de mesmo nome de autoria (letra e música) do artista alcantarense Valdinei Ribeiro. Essa música foi escrita ainda nos anos 70 do século passado, pouco antes de o artista se transferir para São Luís para desenvolver ali sua formação cultural, participando do movimento teatral local, tendo sido aluno de Reinaldo Faray.
Segundo Valdinei Ribeiro, “essa música foi composta num tempo em que Alcântara ainda nem tinha energia elétrica, e eu e mais alguns amigos nos reuníamos na praça da Matriz em noites de lua cheia para tocar violão; o título do curta foi sugestão minha a partir dessa música, que trata do estado de espírito no qual eu me encontrava naquela época, isolado, jovem sem perspectiva de vida em Alcântara, ávido por conhecer novos horizontes”. O trabalho trata-se de um videoclipe estruturado ainda nas imagens referenciais da cidade histórica de Alcântara, uma reflexão sobre a poética da esperança, a liberdade e os patrimônios materiais, imateriais e ambientais alcantarenses.
A ideia é reforçada na certeza de que o povo alcantarense pode e tem acervo cultural suficiente para contar a própria história. E não ser apenas um simples consumidor de Comunicação Audiovisual do mundo externo ou figurante da ideia de terceiros.
“O Prisioneiro” é um curta-metragem, filme que aborda a vida e a obra do artista alcantarense Valdinei Ribeiro, que tem inserção na Música (cantor e compositor), Teatro, Artes Visuais e Literatura. O trabalho é uma interpretação livre de uma composição musical do mesmo nome, versando sobre as vivências dos anos 70 e 80 do cantor e compositor, que mora em Alcântara e continua desenvolvendo ali seu trabalho artístico, sendo ele ainda coadjuvante e Produtor do filme, que conta com Projeto, Roteiro e Direção de Cláudio Farias, tendo como Web designer Carol Ribeiro, Operador de câmara e Diretor de Fotografia, Kadu Mendes, e Editor e Operador de câmara Bruno Guerra. O curta tem ainda como figurantes Bruna Mendes, Jéssica Silva, Maria Eduarda e Nélia Pereira.
O Prisioneiro
Letra e Música: Valdinei Ribeiro
Vinte e um anos de prisão e desespero
Dessa cidade pacata me tornei prisioneiro
Tenho certeza que um dia passará
Essa tristeza que tenho sei que o vento levará
Mas quando eu me libertar dessa cidade eu vou voar
Em uma nave espacial lá no infinito vou morar
Levo de Alcântara como grandes conselheiros
Nossa Senhora do Carmo São Matias padroeiro
Lá no infinito dos amigos vou lembrar
Da praia da Baronesa onde há grande riqueza
De Alcântara eu vou levar essa juventude que vive a vegetar…
Em minha nave espacial lá no infinito viveremos a cantar.
Serviço
O quê? Exibição do Filme “O Prisioneiro” (curta-metragem), abordando a vida e a obra do artista alcantarense Valdinei Ribeiro.
Projeto – Roteiro e Direção de Cláudio Farias
Quando? Dia 30 de janeiro de 2025
Hora? 19 horas
Onde? Auditório do IFMA – Alcântara
Patrocínio: Governo Federal e Prefeitura de Alcântara. Edital da Lei Paulo Gustavo – LPG. Entrada Franca.