O café do município de Torrinha passou a integrar o grupo de regiões brasileiras com Indicação Geográfica (IG). O reconhecimento foi oficializado em solenidade realizada na quarta-feira, 10 de dezembro, com a entrega do certificado de Indicação de Procedência concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O evento reuniu produtores rurais, lideranças locais e representantes das instituições que atuaram na construção do reconhecimento, entre elas o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal e a Associação dos Produtores de Café Natural do Bairro do Paraíso do Alto de Torrinha (Cafenato), entidade responsável pelo selo.
No Brasil, existem 17 microrregiões reconhecidas com Indicação Geográfica para o café arábica, sendo seis no Estado de São Paulo. Com o reconhecimento, Torrinha consolida uma tradição cafeeira iniciada no século XIX e mantida por gerações de agricultores familiares.
Para a gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas, a Indicação Geográfica representa um marco para o desenvolvimento do município. “Esse reconhecimento é resultado de anos de trabalho coletivo e inaugura uma nova fase, que envolve a manutenção da qualidade do café, o fortalecimento da gestão das propriedades e a integração entre o meio rural e urbano, inclusive com impacto positivo no turismo”, afirmou.
Edição: Redação JP Turismo














































































