BRASIL COM S – A Mostra Especial Cine EmbraturLAB, que ocorreu no sábado (1º), em Tiradentes (MG) apresentou quatro curtas-metragens selecionados pelo edital Brasil com S, primeira edição. Os filmes foram exibidos em uma tenda em praça pública e foram escolhidos por sua capacidade de promover destinos turísticos e histórias brasileiras, destacando a diversidade cultural, natural e humana do país. Antes de cada exibição, os diretores e elenco foram convidados ao palco para apresentar suas obras e compartilhar suas experiências no projeto.
Com um investimento de R$ 300 mil no total, sendo R$ 60 mil para cada produção, a primeira edição deste edital recebeu 412 inscrições de todo o Brasil. Entre os curtas exibidos estiveram:
“Carimbó da Amazônia” (Documentário) – Um mergulho nas tradições do carimbó e nas paisagens de Alter do Chão, no Pará. Participantes: o diretor Maxwell e o Mestre Chico Malta, protagonista do filme.
“Entre Sinais e Mares” (Ficção) – Uma história de amor na Ilha do Mel, em Maringá (PR), abordando inclusão e diversidade LGBTQIAP+. Os atores que integram o curta são surdos. Participantes: o diretor João Gabriel Kowalski, o ator Leo Castilho e membros do elenco, com tradução em Libras.
“Huni Kuï: O Povo Verdadeiro” – Obra traz um retrato do turismo etnográfico e da cultura indígena Huni Kuï, no Acre. O estado é habitado por 15 etnias e outras três não contatadas – os chamados “índios isolados”. A diversidade étnica está distribuída entre 11 municípios, onde estão localizadas 34 Terras Indígenas. Participantes: os diretores Tatiana e Gabriel Sager e o roteirista Carlos Hammes.
“Caminhos do Peabiru” – O curta ressignifica e redescobre a história da estrada transcontinental mais importante da América do Sul antes da chegada dos europeus. Participantes: o diretor Juliano de Paula, a produtora executiva Desirre Portela e a turismóloga Tatiana Perim.
______________________________________________________________


BARRETOS 70 ANOS – Em 2025, a icônica Festa do Peão de Barretos completa 70 anos e prepara uma comemoração histórica e inédita: um cruzeiro temático em alto-mar. Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, fãs da música sertaneja e da cultura do ‘Barretão’ poderão embarcar no MSC Preziosa, um dos transatlânticos mais sofisticados do mundo, para viver dias de festa, tradição e entretenimento em um cenário paradisíaco.
O Navio Barretos 70 Anos será uma experiência inesquecível, a bordo, os hóspedes poderão aproveitar uma infraestrutura de alto padrão que inclui: a famosa escadaria de cristais Swarovski, símbolo de sofisticação e glamour, o exclusivo MSC Yacht Club, um espaço VIP com serviços privativos e vista panorâmica, restaurantes gourmets com menus elaborados por chefs renomados, um teatro com tecnologia de ponta, que promete surpreender os passageiros com shows e apresentações, Spa completo, cassino, discoteca, o Vertigo, o maior toboágua dos mares, para os mais aventureiros e claro, mais de 72 horas de muita música e curtição.
Além da infraestrutura de luxo, o cruzeiro será todo personalizado para homenagear os 70 anos da Festa do Peão de Barretos. Os espaços ganharão decoração temática que remete ao universo sertanejo, e a programação incluirá atividades que celebram Barretos.
Os detalhes sobre as atrações musicais e a programação completa serão divulgados em breve, mas já é certo que esta será uma das maiores comemorações já realizadas na história da Festa do Peão de Barretos.
______________________________________________________________


ESPETÁCULO MUSICAL – Pela primeira vez em solo maranhense, a cantora, psicanalista, poeta e bailarina mineira Renata Araújo apresenta o espetáculo musical “Vida”, que traz um repertório único e reúne o melhor da música brasileira e suas pluralidades. Uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão, o show inédito será no dia 14 de fevereiro, às 20h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Jardim Renascença, São Luís).
Sucesso em Belo Horizonte, com shows marcantes e elogiados pelo público, a pluralidade artística de Renata Araújo promete conquistar o público de São Luís com uma apresentação histórica, que reúne estilos como Bossa Nova, MPB, Samba, Jazz e Rhythm & Blues, além de muita dança e poesia.
No setlist, clássicos que vão de Milton Nascimento a Gonzaguinha, Elis Regina, Lô Borges, Ivan Lins, Marcelo Camelo, Elis Regina, Ney Matogrosso e Maria Betânia, entre outros.
Além do elogiado repertório, a cantora mineira também selecionou alguns de seus poemas para apresentar ao público – um dos pontos altos do show, que traz ainda mais emoção e encanto ao espetáculo.
Informações no link: https://www.sescma.com.br/.
______________________________________________________________