FESTIVAL SALVADOR CAPITAL AFRO – A cidade de Salvador visando estimular a economia criativa e a descoberta de talentos negros na Bahia, potencializando o protagonismo da cidade no segmento do Afroturismo, promove entre os dias 22 e 25 de novembro no Quarteirão das Artes (Barroquinha), o Festival Salvador Capital Afro que chega em sua segunda edição.
A iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador para celebrar a cultura afrodiaspórica da cidade no mês da Consciência Negra, promove a festa como o tema: Salvador: Cidade Conexão da Diáspora, propondo tornar a capital baiana um ponto de encontro entre cidades e países africanos. A programação reúne painéis, apresentações musicais, oficinas, rolês afros (passeios afrocentrados) e rodadas de negócios com foco nos eixos temáticos de afroturismo, artes visuais e música. Nos três dias do evento, serão discutidos temas fundamentados em dados do mercado do turismo afro; estratégias de cooperação internacional para o desenvolvimento e combate ao racismo, black money, aquilombamentos culturais e circulação artística, além de outras atividades voltadas para a cultura afro-brasileira.
**********************************************


ECONOMIA CRIATIVA DE SÃO LUÍS – Governanças da economia criativa de São Luís estiveram reunidas na tarde da quinta-feira (16), a convite do Sebrae Maranhão, para a apresentação dos resultados da atuação da instituição nos cinco locais alcançados pela ação Territórios Criativos. O encontro foi marcado pela aproximação entre lideranças dos polos Cidade Operária, Coroadinho, Liberdade, Itaqui-Bacanga e Praia Grande, com o intuito de serem criadas conexões produtivas entre eles.
A economia criativa abarca as atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir da criatividade para geração de trabalho e renda. Cultura, moda, mídia, audiovisuais, artes cênicas, literatura, design, games, música e artesanato, entre outros, fazem parte desse universo. O 1º Encontro das Governanças dos Territórios Criativos de São Luís aconteceu no Sebraelab, localizado no Multicenter Negócios e Eventos, e é a culminância da ação Territórios Criativos em 2023, que integra o projeto de Economia Criativa do Sebrae.
**********************************************


Faltam trinta dias para o encerramento da 35ª edição da Bienal de São Paulo, intitulada coreografias do impossível, a qual conta com 121 artistas expondo suas obras que ecoam vozes das diásporas e dos povos originários, ampliando o diálogo local e internacional da arte contemporânea.
A mostra apresenta pela primeira vez um coletivo curatorial horizontal, sem a presença da figura do curador-chefe, permitindo que Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel desafiem o impossível e joguem luz sobre as questões urgentes do nosso tempo. O passeio pelos 30 mil m² é uma imersão por obras provocativas e que nos convidam a um debate sobre as questões contemporâneas, em uma edição que é considerada um divisor de águas na história da Fundação, com uma participação histórica de mais de 80% de artistas não brancos expondo seus trabalhos.
A dica de visitação é que você vá com uma roupa confortável, pegue um fôlder-mapa da mostra e acompanhe o percurso proposto. Para apreciar e interagir com a exposição é necessário tempo, então indicamos que você vá sem pressa, reserve um dia para vivenciar essa experiência tão valiosa e reflexiva. Outra dica é que você acesse o audioguia inclusivo, que passa por 20 obras que compõem a exibição. Link .
**********************************************