COMÉDIA – A semana das comemorações dos 411 anos de São Luís ganha mais uma atração para os que visitarem a cidade no período e para os nativos. É que o filme “5 Cartas” tem pré-estreia marcada para o dia 04 de setembro, sob apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e patrocínio dos grupos Equatorial Energia e Mateus.
A comédia dirigida por Diego Freitas e produção de Joaquim Haickel, tem como protagonistas, Lília Cabral, Stepan Nercessian. O lançamento nacional tem estreia marcada para o dia 07 de setembro em todo o território nacional.
No enredo Fátima (Lília Cabral), uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian), tem sua sorte mudada quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, Fátima foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante.
A película conta ainda com as participações especiais de Alcione e Sidney Magal, além das influencers Thaynara OG e Mathy Lemos. Fazem parte do elenco, ainda, vários atores e atrizes maranhenses, como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, Deo Garcez, Al Danúsio, Xyco Pedrosa, Tássia Dhur, dentre outros.
*************************************************************************************************************
CELEBRAÇÃO – As musicalidades indígenas refletem uma forma de existir e perceber o mundo. São tradições
orais formadoras da cosmologia, dos rituais, narrativas mitológicas e situações cotidianas. O
envolvimento com os autores dessas músicas é elemento fundamental para se criar pontes e
diálogos, além de oferecer o adentramento e partilha do complexo universo cultural indigena.


Diante disso, o Centro Cultural Vale Maranhão realiza de 9 a 12 de agosto, a 5ª edição do
Indigenas.BR – Festival de Músicas Indígenas. Com curadoria de Djuena Tikuna e Magda Pucci,
o evento traz, a cada edição, cantos, histórias, ancestralidades e diferentes tradições sonoras e
perspectivas estéticas.
Serão apresentações, oficinas, exibições de documentários inéditos e momentos de troca de
saberes entre lideranças espirituais de diferentes povos e, também, entre artistas da cena
musical contemporânea indígena. “A cada edição do festival Indigenas.BR, galgamos mais
espaço de representatividade e voz ativa para as diversas etnias que sustentam
cotidianamente a cultura e preservação do país. O espaço do festival coloca em evidência
outras formas de existir pautadas na manutenção da vida. O encontro tem ganhado
importância para o avanço das pautas indígenas e para a formação de um novo olhar sobre a
diversidade, sustentabilidade e originalidade da cultura, entre outros aspectos urgentes que
apontam para o futuro”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
O CCVM fica na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís;
*************************************************************************************************************