Os cruzeiros marítimos e os impactos da atividade no País foram debatidos durante o 7º Fórum Clia Brasil 2025, realizado nesta quarta-feira (3) na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. Durante a abertura, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional -, Ana Carolina Medeiros, ressaltou a importância do segmento para o turismo e a economia brasileira. O encontro também reforçou um dado relevante: cerca de 80% das vendas de cruzeiros no Brasil são feitas por agentes de viagens, evidenciando o papel estratégico desses profissionais no setor.


O Fórum reuniu autoridades, parlamentares, executivos e especialistas para discutir o setor de cruzeiros no Brasil e apresentar os números oficiais da temporada 2024/2025, que registrou o segundo maior número de passageiros da série histórica, com 838 mil cruzeiristas embarcados, 0,8% abaixo do período anterior. O dado integra o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Clia Brasil, lançado durante o evento.
“Para nós, agentes de viagens, o produto cruzeiro é um pilar estratégico. Ele se destaca por sua complexidade e riqueza de detalhes, exigindo um profundo conhecimento que só o agente de viagens possui. Do roteiro à cabine, do pacote de bebidas às excursões em terra, nossa expertise garante que o cliente tenha a melhor experiência e continue voltando a comprar conosco e a viajar de cruzeiros”, afirmou a presidente da ABAV Nacional.
Ana Carolina também destacou a importância da parceria estratégica entre a associação e a Clia. “As campanhas de capacitação, os famtours e os workshops promovidos pela Clia são ferramentas valiosíssimas que nos permitem estar sempre atualizados, prontos para vender o produto da melhor forma possível”, afirmou.
Com essa participação, a ABAV Nacional reforça seu compromisso com o setor de cruzeiros marítimos. A entidade ressalta que a confiança que o mercado deposita nos agentes de viagens é recíproca, já que os profissionais do turismo acreditam no potencial de crescimento desse segmento e seguem totalmente comprometidos em impulsioná-lo.
Edição: Redação JP Turismo