

O Centro de Eventos do Ceará se transformou no epicentro do turismo brasileiro na edição 2024 do Brazil Travel Market – BTM, um dos maiores eventos B2B do setor. Além de reunir os principais players do setor para debates, rodadas de negócios e apresentações de novidades, o evento atraiu agentes e operadores de viagens, além de caravanas de diversas partes do Brasil, somando cerca de cinco mil participantes, incluindo expositores, representantes de órgãos de turismo em diferentes níveis de governo, associações da indústria, imprensa especializada e outros profissionais relevantes.
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O Ceará se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil


Ao sediar a 13ª edição do BTM – Brazil Travel Market , o maior evento B2B de turismo do Norte e Nordeste. A abertura oficial que aconteceu na quinta-feira, 24 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, reuniu vários profissionais do setor.
A cerimônia de abertura contou com a presença dos organizadores do BTM, Claudio Junior e Breno Mesquita; da Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus; da Secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo; Cristiane Leal Sampaio, além de autoridades regionais e do trade turístico.
“O BTM é uma plataforma fundamental para fortalecer o turismo no Ceará e no Nordeste. É aqui que geramos negócios, capacitamos profissionais e apresentamos as novidades do setor”, destacou Breno Mesquita.
Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a uma vasta programação, que incluiu as tradicionais rodadas de negócios, oportunidade única para agentes de viagens e operadores turísticos fecharem contratos e fortalecerem parcerias, palestras e workshops com temas relevantes para o mercado, como tendências do turismo, marketing digital e sustentabilidade.
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EHTL Viagens reforça expansão no mercado de lazer e cruzeiros na BTM 2024


“O segmento de lazer já representa 18% do nosso faturamento e continua a crescer,” afirma Flávio Louro, CEO da EHTL. A operadora investe em tecnologia e parcerias estratégicas para fortalecer a oferta de cruzeiros, agregando outros serviços como hospedagem e transporte, consolidando sua posição no mercado.
A EHTL Viagens também está focada em potencializar as vendas e ampliar os produtos ofertados para 2025. A operadora está atenta ao setor, sempre em busca de aprimorar os serviços para garantir uma experiência ainda mais completa aos clientes.
“Estamos trabalhando para que no próximo ano possamos entregar ainda mais valor, com pacotes integrados e ofertas exclusivas,” afirma Flávio Louro, CEO da EHTL, destacando a importância de antecipar as tendências do mercado para garantir resultados sólidos. “A BTM foi uma oportunidade importante para solidificarmos nossas estratégias de crescimento no Nordeste,” reforça Louro.
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Ministério do Turismo apresenta avanços no BTM 2024 em Fortaleza


Durante o BTM 2024 que aconteceu em dois dias e reuniu representantes públicos e privados do segmento do turismo, em Fortaleza (CE), o Brazil Travel Market (BTM) 2024, o Ministério do Turismo realizou o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs), iniciativas que visam fortalecer a regionalização e o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.
O Seminário Nacional buscou fortalecer cada vez mais a colaboração entre os diferentes níveis de governo, com ênfase na implementação da Política Pública de Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Na abertura, a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, destacou a importância da cooperação entre estados, municípios e as RGIs para a construção de um turismo mais inclusivo e sustentável.
“Gostaria de destacar a importância da capilaridade que só as IGRs conseguem realizar, porque o Ministério e os estados, sozinhos, não conseguem chegar aonde as IGRs chegam. Não conseguimos ter o retorno que vocês têm, do que é a necessidade, do que está realmente faltando, de como potencializar e como promover. Por isso, queremos fortalecer, cada vez mais, a regionalização”, finalizou.
A Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que visam promover o desenvolvimento econômico e social das regiões turísticas brasileiras, tiveram destaque no evento. A abertura do Programa de Regionalização na plataforma Transfere Gov foi anunciada como um passo estratégico para permitir que os estados apresentem suas propostas de desenvolvimento turístico, transferindo um repasse direto de recursos aos IGRs a partir de 2025.
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