Reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa, do turismo e do audiovisual brasileiro, a Embratur marca presença na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no interior de Minas Gerais. O evento, um dos mais importantes no calendário audiovisual do país, reúne produtores, realizadores, atores e entusiastas do cinema, oferecendo uma plataforma para exibição, debate e valorização de produções nacionais e internacionais.
Com o tema “Que cinema é esse?”, a Mostra, que começou no dia 24 de janeiro e segue até 1º de fevereiro, homenageia a atriz Bruna Linzmeyer e exibirá 140 filmes – entre longas, curtas e médias-metragens – divididos em 61 sessões, com representantes de 21 estados brasileiros.
Dentro deste cenário, a Embratur destaca-se com iniciativas que conectam cinema, economia criativa e o turismo, consolidando o audiovisual como uma ferramenta para promover a imagem do Brasil no cenário global.
________________&__________________________________&___________
70 Anos da maior festa do peão do Brasil
Em 2025, a icônica Festa do Peão de Barretos completa 70 anos e prepara uma comemoração histórica e inédita: um cruzeiro temático em alto-mar. Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, fãs da música sertaneja e da cultura do ‘Barretão’ poderão embarcar no MSC Preziosa, um dos transatlânticos mais sofisticados do mundo, para viver dias de festa, tradição e entretenimento em um cenário paradisíaco.
Realizado pela PromoAção, que conta com mais de 20 anos de expertise em criar eventos que misturam música, lazer e experiências exclusivas. o Navio Barretos 70 Anos será uma experiência inesquecível, a bordo, os hóspedes poderão aproveitar uma infraestrutura de alto padrão que inclui: a famosa escadaria de cristais Swarovski, símbolo de sofisticação e glamour, o exclusivo MSC Yacht Club, um espaço VIP com serviços privativos e vista panorâmica, restaurantes gourmet com menus elaborados por chefs renomados, um teatro com tecnologia de ponta, que promete surpreender os passageiros com shows e apresentações, Spa completo, cassino, discoteca, o Vertigo, o maior toboágua dos mares, para os mais aventureiros e claro, mais de 72 horas de muita música e curtição. Além da infraestrutura de luxo, o cruzeiro será todo personalizado para homenagear os 70 anos da Festa do Peão de Barretos. Os espaços ganharão decoração temática que remete ao universo sertanejo, e a programação incluirá atividades que celebram Barretos.
_______________&__________________________________&___________
Banco do Nordeste destina R$ 4,5 bilhões em projetos
O Banco do Nordeste (BNB) aplicou, ao longo de 2024, R$ 4,5 bilhões em projetos no mercado livre de energia. De acordo com o diretor de Planejamento da instituição, Aldemir Freire, a maior parte dos recursos foi destinada à geração de energia fotovoltaica. O montante beneficiou empreendimentos em toda a área de abrangência do Banco e resultou na geração de 1,6 GW de energia.
Segundo Aldemir Freire, que debateu ontem, 29, o mercado livre de energia, no fórum Exame Renováveis, em São Paulo, o Banco lidera os financiamentos para energia limpa na região. “Nosso foco é apoiar projetos inovadores que contribuam para a transição energética do Brasil, promovendo um modelo mais sustentável e competitivo”, afirmou.
Durante sua participação no evento, Aldemir Freire avaliou o cenário do mercado livre de energia no Brasil e apresentou linhas de crédito como a FNE Verde, oferecidas pelo Banco para o financiamento de projetos de energia, destacando as vantagens desses contratos. Segundo o diretor, o BNB tem realizado parcerias com outros bancos e organismos multilaterais para atender à crescente demanda.
Freire também ressaltou as potencialidades do Nordeste para o setor de energias renováveis. “Temos condições naturais excepcionais para sermos protagonistas no fornecimento de energia limpa, com nosso potencial solar e eólico. Devemos aproveitar essa janela de oportunidade que se abre para impulsionar a economia regional e desenvolver outras atividades produtivas. A região não deve ser apenas exportadora de energia, mas abrigar atividades que gerem emprego e renda”, completou.
_______________&__________________________________&___________