O volume de recursos financiados, entre janeiro e setembro de 2023, pelo Banco do Nordeste (BNB) para projetos relacionados à cadeia produtiva do turismo na sua área de atuação cresceu 15,7%, na comparação com o mesmo período de 2022. Nos nove primeiros meses deste ano, foram desembolsados mais de R$ 533 milhões nos onze estados atendidos pelo Banco.
Os recursos são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e podem ser contratados por empresas que trabalham com qualquer dos serviços de turismo, como hospedagens, transporte, eventos, alimentação e agências de viagens.
Segundo o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, ainda há R$ 290 milhões disponíveis para contratação nesse ano. “O turismo é um importante setor que gera muitos empregos e é uma vocação natural da nossa região. Vivemos um momento pós-pandêmico que está favorecendo a retomada do setor, com destaque para o turismo interno. Investimentos em infraestruturas turísticas e capacitação são prioridades nesse momento. O BNB está disponível para apoiar essa retomada do turismo em sua área de atuação”, afirma
*********************************************************************
Regiões Sudeste e Nordeste predominam na lista de destinos nacionais favoritos


Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que o transporte aéreo brasileiro crescimento O setor registrou 7,6 milhões de passageiros transportados em setembro de 2023, alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
São Paulo é a campeã disparada em viagens: foram 293 mil embarques com destino à cidade em 2023, sendo 77 mil entre os meses de agosto e outubro. Além de ser a cidade mais populosa da América do Sul, com uma diversidade cultural que chama atenção, a capital paulista serve como ponte para muitos outros destinos nacionais e internacionais.
Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 155 mil viagens da Maxmilhas em 2023, sendo 41 mil entre agosto e outubro. Com belíssimas praias e um roteiro repleto de passeios que encantam turistas do mundo inteiro quando o assunto é Brasil, o Rio tem atrações para todos os gostos: descanso, aventura, natureza ou festas e celebrações.
No Sudeste, aparece ainda Belo Horizonte, como sétima colocada. Terra dos bares, queijos e da cachaça, BH recebeu 52 mil viajantes neste ano.
Já Recife, que ficou com a terceira posição, é a queridinha do Nordeste com 73 mil desembarques no ano, sendo 21 mil nos 3 últimos meses, a terra do Frevo é um ótimo destino para mergulhar na história. No quesito praia, além das suas próprias, serve como ponte para Porto de Galinhas, Tamandaré, Fernando de Noronha e até Maragogi, no litoral norte do Alagoas.
*********************************************************************