Uma das ilhas do Caribe, Barbados é referência global em turismo sustentável. Não só por suas praias e paisagens deslumbrantes, mas também por ter feito um investimento significativo em infraestrutura e serviços, o que já vem dando resultados e atraído investidores e mais visitantes. O Brasil e, especialmente o estado do Pará, que sediará a COP 30 em 2025, pode aprender com eles e se beneficiar deste know-how para fortalecer sua capacidade de atender o turismo internacional.
Uma comitiva paraense está na ilha caribenha, visando fortalecer laços e promover iniciativas de desenvolvimento para os dois países. Até o final da semana, um termo de cooperação deve ser assinado, oficializando a parceria. Voltada para a preparação da conferência do clima, a iniciativa deve possibilitar colaborações significativas nos campos de aprendizado de idiomas, sustentabilidade, hospitalidade, empreendedorismo e inovação.
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Brasil e Paraguai assinam plano de ação conjunta no turismo
Promovendo a capacitação e o intercâmbio profissional para quem atua no turismo, Brasil e Paraguai selaram um Plano de Ação Conjunto (2024-2025) assinado em Assunção, no Paraguai, pelos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do Paraguai, Angie Melilo. A parceria terá a vigência de dois anos e possibilitará a troca de conhecimentos e de experiências de gestão da atividade turística entre os dois países.
Além de apresentar iniciativas como o Código de Conduta Brasil; as cartilhas de orientação ao atendimento de visitantes idosos, LGBTQIA+, com deficiência e/ou mobilidade reduzida e os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), o Brasil possibilitará aos paraguaios o acesso a cursos disponíveis na Plataforma Qualifica Turismo do MTur, que tratam de acessibilidade.
De acordo com o Plano de Ação, o Paraguai vai ofertar oportunidades de formação focadas em temáticas como a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo; turismo responsável, principalmente ligado às comunidades tradicionais e povos indígenas; sustentabilidade; projetos de economia circular e resíduo zero no turismo.
Além de capacitações, a iniciativa conjunta entre Brasil e Paraguai prevê o intercâmbio de servidores e colaboradores; de materiais técnicos e a prestação de assessoria mútua, permitindo o compartilhamento de projetos bem-sucedidos de gestão do turismo. O objetivo é gerar ações integradas que aprimorem a parceria entre os dois países.
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Festas de São João irão aumentar em 35% as viagens de ônibus interestaduais
As empresas de ônibus interestaduais planejam expandir os horários de operação em cerca de 35% no mês de junho. É neste período que muitos brasileiros querem conhecer as principais festas de São João do Nordeste, principal destino das viagens. Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) são os mais tradicionais destinos, além de São Luís (MA), com a festa do Bumba-meu-boi.
Além da movimentação de turistas, com as grandes festividades juninas também aumenta o trânsito intermunicipal e interestadual de trabalhadores que atuam nas diversas atividades promovidas, da logística e montagem dos eventos à gastronomia, passando pela dança e manifestações culturais. Um incremento significativo na geração de emprego e renda durante o São João para inúmeros setores.
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LATAM é reconhecida internacionalmente por experiência de viagem e serviço de bordo


O grupo LATAM acaba de ter seu serviço de bordo e experiência de viagem ao passageiro reconhecidos internacionalmente por importantes instituições da indústria de aviação. A companhia foi premiada nas categorias “Melhor Sustentabilidade a Bordo” (pelo segundo ano consecutivo) e altamente recomendada nas categorias “Melhor Entretenimento a bordo” e “Inovação de Catering do ano” pela revista inglesa Onboard Hospitality Awards 2024. Já a PAX International Magazine condecorou a companhia pelo quinto ano com o prêmio de “Melhor Serviço de Alimentação por uma Transportadora para a América do Sul em 2024”. Os reconhecimentos reafirmam os esforços da companhia nos últimos anos em oferecer a melhor experiência de viagem aos passageiros.
Segundo Paulo Miranda, Vice-Presidente de Clientes do Grupo LATAM, “esses prêmios são um importante reconhecimento de nossa equipe por tudo o que fazem para os nossos clientes e pelo trabalho que desenvolvemos na LATAM com nosso compromisso contínuo em melhorar a experiência. Expressamos também nossa mais sincera gratidão aos nossos clientes pela confiança e preferência”.
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