QUE VIAGEM! – E quem estiver passeando pelo Rio de janeiro nas festas de fim de ano, não pode perder um programa histórico na cidade, uma viagem no tempo literalmente. Uma das atrações turísticas mais famosas do mundo, o Bondinho Pão de Açúcar, inaugurou este mês de dezembro uma exposição inédita. Com o título “Que Viagem!”, a mostra traz à entrada do parque a história da visão inovadora presente desde o momento em que a ideia do primeiro teleférico do Brasil foi concebida até a sua construção. Toda essa memória está representada nos textos, imagens e peças do maquinário original expostas ao público.
A seleção do acervo exposto conta com fotos da fundação do Bondinho, imagens da instalação dos maquinários, da construção das estações e ainda fotos da primeira versão do Bonde, que operou de 1912 a 1972. Os visitantes também poderão conferir peças do acervo do parque que foram utilizadas nos primeiros maquinários, como cabos, polias e motores, como forma de mostrar como o projeto do Bondinho foi inovador para época e faz do Bondinho hoje o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento. A mostra conta ainda com uma linha do tempo, que contextualiza as três gerações de bondes ao longo dos anos com os principais projetos pioneiros que acontecerem no mundo, em diversas áreas e segmentos. A exposição de caráter permanente compõe o hall de entrada da estação Praia Vermelha, é gratuita aos visitantes e funciona no mesmo horário do parque.
LIXO ZERO – Conhecida pelo trabalho na administração de 309 quiosques em 34 km de extensão de praia, a Orla Rio recebeu nesta sexta-feira, dia 17, o prêmio da categoria de inovação do Prêmio Instituto Lixo Zero do Brasil. A honraria foi concedida pelo projeto “Quiosque Lixo Zero” o qual a concessionária carioca incentivou quiosques da orla a reduzirem o impacto no meio ambiente, realizando reciclagem dos resíduos sólidos produzidos pelos estabelecimentos.
O resultado foi o La Carioca, do empresário Flávio Dotz, se tornando o primeiro quiosque do país a receber o certificado Lixo Zero com 95% de reciclagem dos resíduos, retirando 1 tonelada de reciclados e 2 toneladas de orgânicos por mês da rota dos aterros sanitários.
Para a Orla Rio, iniciativas como essa já estava nos planos da concessionária desde 2019, quando começou a implementar práticas ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla.
SUSTENTABILIDADE – Depois de um hiato de duas edições, a realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 está confirmada. O evento vai acontecer em abril de 2022 e terá como sede a Serra Catarinense, com o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo, como apoiadores institucionais.
O anúncio aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 16, durante uma edição on-line do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), evento de troca de ideias e debates a respeito da sustentabilidade no setor e de seus impactos nas empresas, nas pessoas e no planeta, que contou com a presença de Ronald Sanabria (Rainforest Alliance Costa Rica), Vitor Pinheiro (PNUMA), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Roberto Haro Nedelciu (BRAZTOA). A conversa trouxe à tona questões cruciais que exigem atenção e ações do setor, a exemplo do consumo de produtos plásticos nas viagens, dos desafios climáticos, da necessidade de um trabalho transversal que engaje os setores público e privado, de todas as instâncias.
Além das atividades que envolvem a premiação, a BRAZTOA realizará na Serra Catarinense a Convenção Braztoa 2022, evento voltado aos gestores e líderes das empresas associados à entidade.
AVISO À IMPRENSA – O Grupo Itapemirim informa que intensificou na tarde deste sábado (18) a comunicação com os passageiros impactados pela suspensão temporária das operações da companhia.
Informamos que o serviço de atendimento telefônico pelo número 0800 723 2121 e pelo chat do site já foram reestabelecidos. O horário de atendimento é das 6h às 21h. Além disso, o passageiro pode enviar um e-mail para falecomaita@voeita.com.br com o nome completo e número do localizador de sua reserva para agilizar o seu atendimento.
Caso prefiram, os passageiros também podem solicitar o reembolso integral dos valores pagos diretamente no site da companhia. Para isso, basta seguir os seguintes passos no site:
– Clique em Meus Voos
– Faça o login com o seu usuário e senha
– Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso
– Selecione o seu ticket
– Selecione a opção Reembolso
A companhia segue trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.