As quedas acentuadas na movimentação de viagens corporativas, registradas nos meses de março (-54,2%), abril (-91,9%) e maio (-91,4%) de 2020, comparadas com os mesmos meses de 2019, revela o azedo ambiente de negócios vivenciado por uma extensa cadeia produtiva.
Enquanto o segundo trimestre do ano passado registrava crescimento total de 18% nas vendas, com o destaque para o aumento no consumo de passagens aéreas nacionais (38,6%), sob os efeitos gerados pelo novo Coronavírus, no último mês de maio, as vendas para voos nacionais despencaram: -95,7%. Curioso notar que, também em maio de 2020, o menor nível de retração das vendas se deu no segmento da locação nacional de automóveis (-41,7%).
“Essa pode ser mais uma sinalização de que a retomada da demanda, incluindo as viagens corporativas, tende a ter início a partir do fortalecimento do mercado doméstico, como prevê a OMT”, pondera Gervasio Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Viagens Corporativas – Abracorp.