

Depois de quatro finais de semanas, a festa ganha ares de ensaio para um temporada carnavalesca intensa em uma Grande São Luís com três carnavais oficiais
O carnaval maranhense, em São Luís, está para entrar no seu apogeu, e a uma semana da festa oficial, a cidade ganha os holofotes com três carnavais que podem cair na graça dos turistas nacionais. Basta apenas um planejamento antecipado.
Os circuitos da Vem Pro Mar, na Litorânea, e Cidade do Carnaval, no Anel Viário, em atividades com as festas pré-carnavalescas e prontos para os dias de carnaval recebendo as mais diversas atrações nacionais, estão transformando São Luís em uma nova opção de folia no país, fora do eixo, Recife (PE), Fortaleza (CE), e Salvador (BA), que sempre se destacaram no cenário nacional.
A festa ganha cada vez mais o noticiário nacional nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, se fortalecendo com dois carnavais a mais seguidos, o pós folia oficial na sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22) das Escolas de Sambas, Blocos Tradicionais e outras agremiações carnavalescas, na Passarela do Anel Viário, já em processo de finalização para os desfiles; e, para fechar com chave de ouro, o primeiro carnaval fora de época do país, o Lava-Pratos de São José de Ribamar quase centenário também após a quarta-feira de cinzas, no domingo (22).
A folia carnavalesca, como forma de atração turística, deve ser incentivada, em todas as chances e publicidade, inclusive, em outras praças, e nós temos manifestações do período que, se bem disseminadas no País, facilitariam o incentivo aos nossos visitantes, a fim de fazerem São Luís um destino bastante competitivo na época do carnaval.


Sábado Magro de Carnaval
Chegamos, praticamente, ao sábado magro, com uma consagração, que ficou bem à vista de todos os conterrâneos, nestas prévias, ou seja, a Bicicleta do Samba que caiu definitivamente nos braços e graças dos ludovicenses. A Bicicletinha vem movimentando com suas pedaladas de alegria, o coração do Centro Histórico, o Circuito Calçadão da Rua de Nazaré, também conhecida como Rua Joaquim Távora, empolgando os nativos e visitantes, com suas performances que lembram os mais autênticos cordões carnavalescos, com a sentida diferença de vivenciar a festa entre ladeiras seculares e prédios coloniais, desse conjunto arquitetônico atrativo turístico, que se destaca ainda mais aos olhos, na presença de pessoas em massa no período.
A Bicicleta do Samba, irá finalizar suas prévias, a quarta consecutiva com mais uma atração que se junta a brincadeira para a finalização de mais uma temporada de sucesso, o Sindicato do Samba, o grupo convidado. Uma rapaziada que se destaca pela musicalidade singular e pela valorização da música popular maranhense, com repertório composto por canções autorais e obras de grandes ícones da música popular brasileira. Ao longo de 28 anos de trajetória, o grupo consolidou-se no cenário musical do Maranhão, defendendo de forma consistente a cultura local.
Na formação atual, Nego Jó (voz e percussão), Gleidson Rodrigues (voz e banjo), Jailson Pereira (voz e repique), Neto SDS (pandeiro e percussão) e Raphael Jackson (cavaquinho).
O Sindicato do Samba possui uma produção artística relevante, com o lançamento de cinco CDs e um DVD, reunindo trabalhos autorais e parcerias com importantes artistas maranhenses e nacionais, reafirmando sua contribuição para o fortalecimento da música popular produzida no Maranhão.
Texto: Gutemberg Bogéa





































































