Apresentando-se como um destino completo, o Governo de Minas Gerais vem mostrando ao mundo toda sua diversa gama de atrativos, que o tornam um Estado pronto para uma experiência incrível. A Secretária de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, esteve na quinta-feira (6/10), participando de uma ação de promoção dos vinhos produzidos na região da Cordilheira do Espinhaço.
O evento consolida uma parceria com o município de Grão Mogol e a Vinícola Vale do Gongo, no Norte de Minas, e fomenta a propagação das estratégias de divulgação – nesse caso -, do cultivo da uva e produção de vinhos da região mineira durante a Festuris 2025 realizada no final de passado, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


SARAU LITERÁRIO – CUNHA SANTOS
10 de novembro de 2025, data em que o poeta, contista e jornalista Cunha Santos completaria 73 anos, o historiador e jornalista, membro da IHGM, Marcus Saldanha, reuniu amigos, familiares e leitores de sua obra, na manhã dessa segunda-feira, em um Sarau Literário na escola que leva seu nome, CE Poeta Cunha Santos, no Parque Vitória.
Um momento de resgate de obras que permanecem viva na história literária maranhense, onde todos puderam reavivar toda a trajetória poética do escritor e jornalista.
Por solicitação do idealizador, os convidados leram trechos de poemas, revisitaram a memória do poeta, em um momento de muita saudade e afeto pela pessoa de Cunha Santos. A homenagem contou com a participação de educadores, funcionários e alunos por ocasião dessa homenagem póstuma.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM
Completou 14 anos em outubro um legado de impacto social e ambiental em toda a América do Sul proporcionado pela LATAM. Um programa humanitário que disponibiliza infraestrutura logística da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, ambientais e humanitárias.
O Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de doações, 282 milhões de vacinas e 4,6 mil animais em ações de conservação, apoiando instituições, comunidades e autoridades em todo o país. As operações incluem o envio de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, órgãos para transplante e o deslocamento de profissionais de saúde e voluntários, reforçando o compromisso da LATAM com a sustentabilidade, a conectividade e o desenvolvimento regional. No detalhe, uma Onça-Pintada transferida do BioParque Vale Amazônia para o Zoológico de São Paulo, em 2025.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


“PEQUENO MONSTRO”, EM SÃO LUÍS
O renomado ator e um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Silvero Pereira, retornou ao Maranhão – desta vez, na comemoração dos 7 anos do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, na Avenida dos Holandeses, com duas sessões às 18h e às 21h, do espetáculo “Pequeno Monstro” (RJ), na sexta-feira (7/11), com duração de 70 minutos e classificação indicativa de 16 anos.
Inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu e dirigido por Andreia Pires, o solo mergulha nas memórias da infância e juventude do ator no interior do Ceará, costurando real e imaginário em uma poderosa reflexão sobre corpo, gênero, afeto e resistência.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


4ª MOSTRA PRACINE
De 7 a 9 de novembro, São Luís recebeu a última etapa da 4ª Mostra PraCine de Cinema e Audiovisual, iniciativa que há uma década democratiza o acesso ao cinema e valoriza as produções maranhenses. A programação incluiu oficinas, exibição de videoclipes e curtas, além de apresentações culturais na comunidade Rio dos Cachorros, na zona rural da capital. Realizada pela Maranhezza Produções e Kasarão Filmes, a PraCine contou com apoio da SECMA e recursos da Lei Paulo Gustavo.
No dia 8, o evento ocupou o Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís, com exibição dos filmes Kebrando e Boiuna, seguida de uma masterclass com a premiada diretora paraense Adriana de Faria, vencedora de três Kikitos de Ouro no Festival de Gramado 2024. Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público. Na foto, Adriana de Faria, diretora do premiado filme Boiuna.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


BRASIL: TERRA INDÍGENA
O Centro Cultural Vale Maranhão e o Museu Paraense Emilio Goeldi abriram no dia 08 de novembro, em Belém do Pará, a exposição Brasil: Terra Indígena. Os trabalhos que ficam expostos até o mês dezembro é uma oportunidade de discussão e amplos debates sobre a presença dos povos indígenas em todo o território nacional. Um acervo com produção de mais de 300 povos indígenas que habitam os 26 estados e Distrito Federal do Brasil estão a disposição dos visitantes.
São mais de 2 mil peças em exposição, entre cestarias, cerâmicas e indumentárias de povos indígenas de todos os estados do país. Enriquecendo ainda mais a exposição, um número de 45 artistas indígenas estarão com obras fotográficas retratando o cotidiano e a presença de importantes lideranças indígenas nesses territórios. Em parceria com o Instituto Moreira Salles, a exposição traz ainda imagens etnográficas, históricas e de grandes nomes da fotografia nacional, como Maureen Bisilliat e Marcel Gautherot.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Trilhos & Trilhas
Com o Tema “Na Turma do Quinto o Reggae é Lei”, a escola de samba do Bairro da Madre Deus definiu o samba-enredo que será apresentado na Passarela do Samba do Anel Viário, em São Luís, durante o Carnaval de 2026. A final da disputa, realizada na quadra da agremiação, reuniu compositores, amantes do reggae, personalidades da cultura e toda a comunidade da escola de Samba. Após duas etapas eliminatórias, o samba escolhido pela mesa julgadora foi o Samba 5, composição de Josiel Costa, Jaílson Pereira, Carlos Boniek, Vicente Melo e Arthur Santos.
No Quilombo Urbano Liberdade, em São Luís, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o Festival Crioula na Área aterrissa com muito ritmo dos tambores culturais, cores e vozes femininas em um encontro de música, arte e ancestralidade. O movimento faz parte das celebrações do Mês da Consciência Negra e reafirma a potência cultural das mulheres afro-latino-americanas no Maranhão. Um momento de se vivenciar experiências que unem tradição e inovação, com uma programação que atravessa oficinas de criação artística, atividades infantis, mostras audiovisuais, apresentações de cultura popular e shows inéditos.
No Centro Histórico de São Luís, nos dias 14 e 15 de novembro, acontece o Circuito “O Mundo do Pescador de Sonhos”. Uma exposição-intervenção urbana do artista Edi Bruzaca que transforma as ruas do Bairro do Desterro em um percurso poético, visual e afetivo. Uma proposta que reúne arte e um resgate de sonhos de infância, fatos em narrativas comunitárias, além de expressões desse universo. A proposta integra arte, território e imaginário popular, trazendo murais e intervenções efêmeras que cruzam o lúdico e o sensível. Imperdível
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


Dica de Leitura
BAVIERA TROPICAL
A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil sem nunca ser encontrado. Uma pesquisa inédita, com base em documentos e entrevistas
Autora: Betina Anton
Editora: Todavia, 2023
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


































































